Educação integral no estado de Minas Gerais: limites e possibilidades / Integral education in the state of Minas Gerais: limits and possibilities

Jacqueline de Sousa Batista Figueiredo, Luis Enrique Aguilar

Abstract


O presente texto traz uma síntese do estudo de caso da pesquisa de doutorado realizada na UNICAMP que tem como objetivo analisar a implementação e os efeitos da política estadual de Educação Integral na educação pública no Estado de Minas Gerais entre 2005 e 2017.  Apresentamos os procedimentos de coleta e análise de dados e caracterizamos os sujeitos do estudo – professores, coordenadores e responsáveis pelos alunos –, totalizando dezesseis depoentes: quatro coordenadoras, oito professores – 1º ao 5º ano –, sendo sete professoras e um professor, e quatro mães. Os depoentes são membros de comunidades escolares de quatro escolas estaduais da circunscrição da Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas, que estão inseridas na Educação Integral.

 

 


Keywords


Política de educação integral. Trabalho escolar. Oficinas.

References


BRASIL. Portaria Nº 1.144, de 10 de outubro de 2016, de 10 de outubro de 2016. Institui o Programa Novo Mais Educação, que visa melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2016a. Nº 196, terça-feira, 11 de outubro de 2016. Seção I, p. 23-25. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=49121-port-1145-11out-pdf&category_slug=outubro-2016-pdf&Itemid=30192

BRASIL. Câmara dos Deputados. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em:

BRANDÃO, Carlos R. O outro ao meu lado: algumas ideias de tempos remotos e atuais para pensar a partilha do saber e a educação de hoje. In: MOLL, Jaqueline et al. (Orgs.). Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012. p. 46-71.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Editora: Porto,1994.

DUBET, François. O que é uma escola justa?: a escola de oportunidades. São Paulo: Cortez, 2008.

ELMORE, Richard F. Disenõ retrospectivo: la investigación de la implementación e las dicisiones políticas. In AGUILAR, Villanueva L. F. El estúdio de las políticas públicas - Antologias de política pública Editorial. Porrua, México, 1996.

ESCOLANO, Augustín. Arquitetura como programa. Espaço-escola e currículo. In: FRAGO, Antonio Vinão; ESCOLANO, Augustín. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.

FACCIN, D. F.; SANTOS, L. R. S.; GRASSI, M. F. O. M. Compreendendo a Política pública. In: FACCIN, D. F. et al. Curso de aperfeiçoamento em educação integral e integrada: Módulo V: Políticas Públicas e o estudo das linguagens verbal e matemática III. Goiânia. FUNAPE/CIAR, ago/2010, p.7-17. Disponível em: .

LIMA, M. W. S. A cidade da criança. São Paulo: Nobel, 1998.

MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação. Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica. Coordenação Geral de Educação Integral e Integrada. Ofício circular SEE/SB/SIF/EI nº 21/2017, de 7 de fevereiro de 2017. Orientação da designação da Educação Integral e Integrada. Belo Horizonte: SEE/MG, 2017a.

MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação. Educação Integral Integrada: Documento orientador – Versão 3. Belo Horizonte, fevereiro 2017b.

MINAS GRAIS. Secretaria de Estado de Educação. Metodologia de trabalho com oficinas pedagógicas. Belo Horizonte: SEE/MG, 2015.

MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação. Programa estruturador educação para crescer. Projeto estratégico Educação em Tempo Integral. Belo Horizonte: SEE/MG, 2013.

MINAS GRAIS. Secretaria de Estado de Educação. Resolução SEE Nº 2.197, de 26 de outubro de 2012. Dispõe sobre a organização e o funcionamento do ensino nas Escolas Estaduais de Educação Básica de Minas Gerais e dá outras providências. Belo Horizonte, 2012.

Disponível em: .

MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Minas Gerais. Centro de Referência Virtual. Escola de Tempo Integral, 2009. Belo Horizonte, 2009. Disponível em: .

MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação. Projeto incluir: diretrizes da educação inclusiva. Caderno de textos para a formação de professores da rede pública de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2006.

MOLL, Jaqueline. Caderno Educação Integral: Série Mais Educação. Brasília: MEC, SECAD, 2009.

PELICIONI, Maria Cecília Forcesi; PELICIONI, Andrea Forcesi. Educação e promoção da saúde: uma retrospectiva histórica. O mundo da saúde. São Paulo: jul/set 2007. Disponível em:

SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

TAVARES, Wolmer R. Escola não é depósito de crianças: a importância da família na educação dos filhos- RJ: Wak Editora, 2012.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-557

Refbacks

  • There are currently no refbacks.