A leitura em sala de aula: discussões conceituais e práticas / Reading in the classroom: conceptual and practical discussions

Aline da Silva Pereira, Claudeth da Silva Lemos, Daniele Cariolano da Silva, Jacques Therrien, Tatiana Maria Ribeiro Silva

Abstract


Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará – PPGE/UECE, com o objetivo de compreender a leitura vivenciada em sala de aula, trazendo à tona algumas discussões conceptuais e práticas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, utilizando como procedimentos de apreensão de dados, a revisão bibliográfica e a realização de entrevistas semiestruturadas com oito professores supervisores egressos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC). Destacaram-se como referenciais teórico-metodológicos, estudos de Freire (1987, 2011), Silva (2008, 2009, 2011), Kleiman (2016), Lüdke e André (1986), Bogdan e Biklen (2006), dentre outros. Os resultados vislumbraram concepções e práticas leitoras atreladas a aspectos pragmáticos, conteudísticos, gramaticais, de simples decodificação textual e extração de informações na busca por uma única interpretação possível e autorizada do escrito.  Perspectivas com nuances críticas de leitura, entretanto, também foram constatadas ao pretender uma compreensão reflexiva do texto e do próprio mundo, no movimento dialético de escrita, transformação e posterior reescrita. A partir da relação entre Universidade e Escola, infere-se a interdependência de que a formação do profissional leitor crítico (ensino superior) possivelmente terá posteriormente suas marcas na formação do aluno leitor crítico (educação básica). Para tanto, os processos e práticas universitárias de formação leitora devem estar vinculados a projetos de transformação social, política, econômica e cultural.


Keywords


Leitura, Prática docente, Criticidade.

References


ALVES-MAZZOTI, Alda Judith. Revisão da Bibliografia. In. ALVES MAZZOTI, Alda Judith, GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas Ciências Naturais e Sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998. p. 179-188.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 2006.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2011.

______. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. 16. ed. Campinas: Pontes, 2016.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. Magistério e mediocridade. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

______. Criticidade e leitura: ensaios. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2009.

______. Os (des)caminhos da escola: traumatismos educacionais. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

SOUZA, Maria Solange Domingues de; COUTINHO, Diogenes José Gusmão. Biblioteca escolar e o incentivo à leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. Brazilian Journal of Development. Curitiba, v. 6, n.1, p. 1851-1860, jan. 2020.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-561

Refbacks

  • There are currently no refbacks.