Foucault e educação: A anatomia politica do corpo infantil / Foucault and education: The political anatomy of the child's body

Helen Rodrigues Xavier, Guilherme Müller Júnior

Abstract


O objetivo geral desta pesquisa consiste em pensar e analisar o tratamento do corpo da criança nos anos iniciais da escolarização a partir do campo de pensamento do filósofo francês Michel Foucault. Visa-se, de forma específica, compreender o desenvolvimento da sujeição, necessária à produção de docilidade e utilidade, que fundamenta e dá fim a determinadas práticas pedagógicas. As obras Vigiar e Punir (2014) e Microfísica do Poder (2016) foram adotadas como a principal base referencial desta pesquisa, nas quais se fez possível selecionar e consultar conceitos e concepções sobre poder e corpo; o que viabilizou e abriu espaço para uma investigação a respeito da função da escola e do aspecto anatômico político do corpo da criança. Para esta pesquisa elegeu-se como instrumentos metodológicos a abordagem qualitativa, cuja coleta de dados foi exclusivamente de fontes bibliográficas. Com o auxílio das informações e dados teóricos escolhidos, esta pesquisa revela que as concepções de corpo, de criança e de educação são transfiguradas conforme as intencionalidades dos poderes presentes na sociedade. E que o corpo da criança é objeto de sujeição constante destas técnicas de controle, pois transborda potências que são capazes de desenvolver novas possibilidades de ser e existir, o que é visto como perigoso e incomodo aos que são beneficiados pela forma que os poderes estão organizados. Reconhece-se assim, a anatomia política do corpo da criança e a posição das instituições de ensino e da pedagogia na reestruturação ou na (re) produção da máquina social e da fabricação de docilidade.


Keywords


Foucault, Corpos, Poder, Educação.

References


FERREIRA, Luísa de Nazaré. Violência e infância na Grécia antiga:: três aspectos de uma problemática. In: IRIARTE, Ana; FERREIRA, Luísa de Nazaré. Idades e Gênero: Na literatura e na Grécia Antiga. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, Annablume, 2014. p.61-88.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016. 431 p.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: Nascimento da prisão. 42. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2014. 302 p. Tradução de Raquel Ramalhete.

VEIGA NETO, Alfredo. Foucault e a Educação. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. 157 p.

MIRANDA, Ariane Camila Tagliacolo; SANTIN, Rafael Henrique. Fundamentos filosóficos e históricos da educação infantil. In: SANTANNA, Adriene; MIRANDA, Ariane Camila Tagliacolo;

SANTIN, Rafael Henrique. Teoria e pratica na educação infantil. 372. ed. Maringá: Centro Universitário de Maringá, 20--. Cap. 1. p. 01-14.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-518

Refbacks

  • There are currently no refbacks.