Controle de posição de um sistema de levitação pneumática / Position control of a pneumatic levitation system

Authors

  • João Viana da Fonseca Neto
  • Monik Silva Sousa
  • Evandro Martins Araujo Filho

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-516

Keywords:

Levitação Pneumática, Controlador PID, Controle Digital, Sistema Supervisório.

Abstract

O sistema de levitação pneumática apresenta vantagens em sua aplicação no mundo real, pois o objeto transportado não tem contato com a parte mecânica, além de possuir um atrito relativamente baixo. Tendo conhecimento da dificuldade de controlar o deslocamento vertical do objeto e dos benefícios de sua utilização para realizar transporte, o presente trabalho propõe o desenvolvimento de uma bancada para fins didáticos, contendo um sistema de controle para um sistema de levitação pneumática (hardware), bem como um sistema supervisório para o acompanhamento do processo de forma online (software). Para tal, é apresentado o projeto de um controlador PID capaz de controlar a posição vertical do objeto. O hardware utilizado é composto por um sensor ultrassônico, o qual permite ao sistema efetuar leituras de distâncias, uma ventoinha de corrente contínua, que é responsável por gerar o fluxo de ar deslocando o objeto verticalmente e o microcontrolador, no caso uma plataforma de prototipagem eletrônica Arduino, para aquisição de dados e processamento do algoritmo de controle. O sistema supervisório é desenvolvido utilizando uma linguagem de programação de código aberto e ambiente de desenvolvimento integrado (IDE), este sistema tem como objetivo visualizar de forma gráfica o comportamento geral do sistema e também possibilita ao usuário efetuar o ajuste dos parâmetros do controlador. De posse dos resultados obtidos, conclui-se que o controlador PID projetado atende as especificações de operação do sistema de levitação pneumática, controlando a altura do objeto de forma eficaz.

References

Chacón, J., Saenz, J., de la Torre, L., Diaz, J. M., & Esquembre, F. (2017). Design of a Low-Cost Air Levitation System for Teaching Control Engineering. Sensors, 17(10).

Chacón, J., Vargas, H., & Dormido, S. a. (2018). Experimental Study of Nonlinear PID Controllers in an Air Levitation System. IFAC Conference on Advances in Proportional-Integral-Derivative Control, 304-309.

Dorf, R. C., & Bishop, R. H. (2001). Sistemas de Controle Modernos (Vol. 8). Rio de Janeiro: LTC.

Escaño, J. M., Ortega, M. G., & Rubio, F. R. (2005). Position Control of a Pneumatic Levitation System. IEEE International Conference on Emerging Technologies and Factory Automation, 1, 523-528.

Franklin, G. F., Powell, J. D., & Emami-Naeini, A. (2013). Sistema de Controle para Engenharia (Vol. 6). Porto Alegre: Bookman.

Franklin, G. F., Powell, J. D., & Workman, M. L. (1998). Digital Control of Dynamic Systems (3 ed.). Addison-Wesley.

Nise, N. S. (2013). Engenharia de Sistemas de Controle (6 ed.). Rio de Janeiro: LTC.

Ogata, K. (1995). Discrete-Time Control Systems (2 ed.). London: Prentice-Hall International.

Ogata, K. (2010). Engenharia de Controle Moderno (Vol. 5). Rio de Janeiro: Prenttice - Hall do Brasil.

Oppenheim, A. S., & Willsky, A. S. (2010). Sinais e Sistemas (2ª ed.). São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Reed, J. (2000). Biscuit Levitation by air jets. Biennial Report.

Saenz, J., Chacón, J., & de la Torre, L. a. (2017). An open software-open hardware lab of the air levitation system. IFAC Conference on Advances in Proportional-Integral-Derivative Control, 50(20), 9168 - 9173.

Published

2020-06-23

How to Cite

Neto, J. V. da F., Sousa, M. S., & Filho, E. M. A. (2020). Controle de posição de um sistema de levitação pneumática / Position control of a pneumatic levitation system. Brazilian Journal of Development, 6(6), 40063–40076. https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-516

Issue

Section

Original Papers