Contribuições da orientação técnica para o fortalecimento da transição agroecológica de agricultores familiares que comercializam para o pnae: um estudo de caso em Rio Pomba/MG / Contributions of the technical guidance for the strengthening of the agricultural transition of family farmers who commercialize for pnae: a case study in Rio Pomba/MG

Francele Contarini Teodolino, Henri Cócaro, Fagner José de Carvalho Lourenço

Abstract


O objetivo deste trabalho foi discutir os efeitos de ações balizadas pela perspectiva da orientação técnica e agricultura ecológica, para produção de alimentos para o PNAE do município de Rio Pomba/MG. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa e uso da Pesquisa-Ação como técnica de análise. Após a visitação em 4 comunidades rurais durante o período de 16 meses os seguintes reflexos positivos foram apontados: melhoria da frequência nas entregas, melhoria da organização de informações visando maior controle sobre a produção, conhecimento da diversidade dos canais de comercialização e inserção em futuros processos para certificação orgânica, permitindo concluir que a perspectiva da orientação técnica contribuiu para o fortalecimento da transição agroecológica e da política pública do PNAE no município.

 

 


Keywords


Agroecologia, Política Pública, Sistema Agrialimentar.

References


ALENCAR, E. Pesquisa em turismo. Dissertação do Curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” (Especialização) a Distância – Ecoturismo: Interpretação e Planejamento de Atividades em Áreas Naturais. Lavras: UFLA / FAEPE, 2007.174 p.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MINAS GERAIS. LEI Nº 23.207 de 27 de dezembro de 2018, Polo Agroecológico e de Produção Orgânica na região da Zona da Mata. Disponível em: . Acesso em 15 de novembro de 2019.

BIAZOTE, A; ALMEIDA, N; TAVARES, P. (organização). Caderno de metodologias: inspirações e experimentações na construção do conhecimento agroecológico. 1. Ed. – Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 2017.

BICCA, E. F. Extensão rural, da pesquisa ao campo. Guaíba, Ed. Agropecuária, 1992.

BINI, T. J. A ação das organizações de agricultores familiares agroecológicos no desenvolvimento da agroecologia no território do Alto Vale do Itajaí SC /Florianópolis. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração. SC, 2015. 233 p.

BRASIL. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Instrução Especial/Incra/nº 20, de 28 de maio de 1980. Estabelece o Módulo Fiscal de cada Município, previsto no Decreto nº 84.685 de 06 de maio de 1980. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 12 jun. 1980. Seção 1, p. 11606. Disponível em: < http://aiba.org.br/wp-content/uploads/2013/11/variacao-Geografica-do-Tamanho-dos-Modulos-Fiscais-no-Brasil-Embrapa.pdf>. Acesso em: 02 abril de 2020.

CALDAS, N. V.; ANJOS, F. S. Agricultura familiar e inovação social: o caso da Rede ECOVIDA de Agroecologia no Sul do Brasil. Revista Brasileira de Agroecologia, v. 12, n. 3, p. 167-175, 2017.

CAMARGO, R. A. L. de, BACCARIN, J. G. e SILVA, D. B. P. Da. O papel do programa de aquisição de alimentos (paa) e do programa nacional de alimentação escolar (pnae) no fortalecimento da agricultura familiar e promoção da segurança alimentar. Temas de Administração Pública, v. 8, n. 2, 2013.

CAPORAL, F.R. Extensão Rural e agroecologia: para um novo desenvolvimento rural, necessário e possível. Ed. Do Coordenador. Camaragibe, Pe. 2015. 503p.

CASTRO, C. N. de; PEREIRA, C. N. Agricultura familiar, assistência técnica e extensão rural e a política nacional de ater. Texto para discussão-2343. IPEA, Brasília, outubro, 2017. 48p.

COELHO, F. M. G. A arte das orientações técnicas no campo: concepções e métodos. Viçosa: Editora UFV, 2014. 188 p.

DIAS, T. F; DE OLIVEIRA, E. F. Agricultura Familiar, Políticas Públicas e Mercados Institucionais: uma Análise Exploratória do Programa Nacional de Alimentação Escolar-PNAE no Rio Grande do Norte. HOLOS, v. 5, p. 1-19, 2019.

FNDE. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Manual de aquisição de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar. 2ª Ed. Brasília: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação; 2016.

FNDE. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Programa Nacional de Alimentação Escolar. Disponível em: . Acesso em: 27 de agosto de 2019.

LAMINE, C et al. Análises de transição ecológica de sistemas agrialimentares territoriais: ensinamentos de uma comparação franco-brasileira. In: Org. CASSARINO, J. P et al. Abastecimento Alimentar e mercados institucionais. Chapecó: Ed. UFFS; Praia, Cabo Verde: UNICV, 2018. (39-62).

LISITA, F. O. Considerações sobre a extensão rural no Brasil. Embrapa Pantanal, 2005.

LOPES, I. D; BASSO, D; BRUM, A. L. Cadeias agroalimentares curtas e o mercado de alimentação escolar na rede municipal de Ijuí, RS. Interações (Campo Grande), v. 20, n. 2, p. 543-557, 2019.

MAPA. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Caderno do Plano de Manejo Orgânico. 1° edição 2011. Disponível em: . Acesso em 11 de dezembro de 2019.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Censo Agropecuário. Rio Pomba, 2018.

SCHIMITT, C. J; GRISA, C. Agroecologia, mercados e políticas públicas: uma análise a partir dos instrumentos de ação governamental. In: NIEDERLE, Paulo André et al. Agroecologia: Práticas, mercados e políticas para uma nova agricultura. Curitiba. Editora Kairós, 2013. Cap. 6 p.215-266.

SCHIMITT, C. J. Transição agroecológica e desenvolvimento rural: um olhar a partir da experiência brasileira. In:_. SAUER, S e BALESTRO, M. V. Agroecologia e os desafios da transição agroecológica. São Paulo. Editora Expressão popular, 2013, p.173-198.

SOARES, F. V. et al. Demanda Estruturada e a Agricultura Familiar no Brasil: o Caso do PAA e do PNAE. Brasília: IPC-IG/WFP, 2013.

THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-ação. 2. Ed. São Paulo: Autores Associados, 1986.108p.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-481

Refbacks

  • There are currently no refbacks.