Caracterização microbiológica de fungos em castanhas de cajú e castanhas do Pará comercializadas no mercado do Ver-o-Peso, Belém-PA, Brasil / Microbiological characterization of fungi in cashew cashews Pará and chestnuts marked in the Ver-o-Peso market, Belém-PA, Brazil

Murilo Tavares Amorim, Guísela Beatriz Ribeiro Döwich, Renato Gonçalves da Cunha, Larissa Pilar Lima Campos, Emerson Duarte da Silva, Sthephane Ribeiro de Almeida, Gustavo Moraes Holanda, Célio Amoedo de Melo, Cláudia Simone Baltazar

Abstract


O objetivo deste estudo foi realizar uma caracterização microbiológica para aferir a presença de fungos em castanhas de caju e castanha do Pará comercializadas no Mercado do Ver-o-Peso (Belém-PA). Foram coletadas 10 amostras, sendo estas 5 de Castanha de Caju e Castanha do Pará. As amostras foram embaladas em sacolas desinfeccionadas de polietileno à vácuo e transportadas em recipiente isotérmico estéril para o Laboratório de Controle Biológico da Faculdade Integrada Brasil Amazônia. Para a caracterização da contaminação fúngica e isolamento da microbiota do material foi utilizado o método de plaqueamento direto com adaptações que consistiram em submeter cada amostra ao aspecto original e à desinfecção superficial Após a análise microbiológica acurada do material, os dados foram registrados e processados por meio da utilização do programa Microsoft Word 2013 e Microsoft Excel 2013. As Castanhas apresentaram contaminação por fungos em todas as amostras adquiridas, sua presença indica que as condições de manuseio, embalagem e armazenamento estão incorretas.

 


Keywords


Castanha do Pará, Castanha de Caju, Fungos.

References


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Manual integrado de vigilância, prevenção e controle de doenças transmitidas por alimentos. Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2010.

CATRILLÓN, A. L; PURCHIO A. Fungos Contaminantes e Produtores de Aflatoxinas em Castanha do Pará. Rev. Acta Amazônica. 18 (3-4): 173-183. 1988.

DINIZ, S.P.S.S. Micotoxinas. Livraria e Editora Rural. 181p. 2002.

FREITAS-SILVA, O; VENÂNCIO, A. Brazil nuts: Benefits and risks associated with contamination by fungi and mycotoxins. Food Research International, Toronto, v.44, n.5, p.1434–1440, 2011.

JAY, JM, Microbiologia Moderna de Los Alimentos. 3. Ed. Zaragoza: Editorial Acribia, 753 p. 1994.

LIMA, J. R.; BORGES, M. F. Armazenamento de amêndoas de castanha de caju: Influência da Embalagem e da Salga. Revista Ciência Agronômica, v. 35, n.1, p.104 – 109, 2004.

LOPES, L. O; ANJOS, V. G; VASCONCELOS, V. M. S. Fungos em Castanhas de caju comercializadas por ambulantes em Teresina-PI: uma análise microbiológica. R. Interd, v. 10, n. 4, p. 105-111, out. nov. dez. 2017

MOLINARO, E. M; CAPUTO, L. F. G; AMENDOEIRA, M. R. R. Conceitos e Métodos para a Formação de Profissionais em Laboratórios de Saúde. EPSJV, IOC, vol. 4, Rio de Janeiro, 2009.

MOORE-LANDECKER, E. Fundamentals of the Fungi. 4. ed., Nova Jersey: PrenticeHall, Inc., 1996.

PAS (Programa Alimentos Seguros). Manual de Segurança e Qualidade para a Cultura da Castanha do Brasil. (Série Qualidade e Segurança dos Alimentos). Brasília: Embrapa, 62 p. 2004.

PITT, J.I.; HOCKING, A.D. Fungi and Food Spoilage. 2. ed. London: Blackie Academic and Professional, 593p, 1999.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-487

Refbacks

  • There are currently no refbacks.