Identificação das áreas de risco à enchente do Município de Rio Azul-PR com base no estudo da sub-bacia urbana do Rio Faxinal / Identification of areas at risk of flooding in the Municipality of Rio Azul-PR based on the study of the urban sub-basin of the Faxinal River

Jerusa Tonete Felde, Paulo Costa de Oliveira Filho, Jéssica Sieklicki, Evandro Teleginski, Leonardo Heraki, Ramon de Sousa Leite

Abstract


O uso e a gestão inadequada dos recursos ambientais e o aumento da urbanização contribuíram para a degradação ambiental, devido aos inúmeros conflitos no uso da terra nas áreas urbanas e rurais. Esses conflitos estão entre as principais causas de efeitos de erosão, assoreamento, inundações e secas. Portanto, o uso de estudos e a ocupação do solo caracterizam-se por serem decisivos na gestão territorial das cidades, no planejamento e nos estudos ambientais. Este estudo teve como objetivo utilizar estudos e ocupação do solo, a análise morfométrica na modelagem numérica de solo e análises espaciais relacionadas à bacia hidrográfica do Faxinal, identificar e mapear as áreas mais suscetíveis a inundações na bacia. As imagens de satélite foram utilizadas GeoEye e RapidEye, com resolução espacial de 50 cm e 5 m, respectivamente, o que permitiu a identificação de áreas da bacia e uma grande degradação da área urbana. mapas de classificação do uso da terra foram produzidos na bacia, bem como níveis de capacidade de infiltração. A partir de dados de altimetria, foram produzidos modelos numéricos e seus mapas, altimetria e inclinação. A caracterização morfométrica proporciona eficiência no entendimento da dinâmica hidrológica do mesmo aplicada à questão das inundações. Por fim, considerando a inclinação dos dados, distâncias das margens, uso e ocupação do solo, níveis de capacidade de infiltração no solo e a cota da última grande enchente de 2014, obteve-se a identificação das áreas mais suscetíveis à ocorrência de enchentes como bem como a representação espacial dessas áreas de risco para auxiliar no gerenciamento e planejamento do município.


Keywords


uso e ocupação do solo, bacias hidrográficas, morfometria, SIG, uso e ocupação do solo, bacias hidrográficas, morfometria, SIG.

References


ALVES C.A. Estimativa da área impermeável dentro da bacia hidrográfica do Arroio Dilúvio (Porto Alegre/RS) através de técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004. 137p. Dissertação (Mestrado), PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SENSORIAMENTO REMOTO. Porto Alegre, 2004.

EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Sistema brasileiro de classificação de solos. 2. ed. – Rio de Janeiro : EMBRAPA-SPI, 2006.

GARCEZ, L. N.; ALVAREZ, G.A. Hidrologia. São Paulo: Edgard Blucher LTDA, 1988.

GUIMARÃES, N. A., da PENHA, J.W. Mapeamento das áreas de risco de inundação no município de Muriaé- MG, com a utilização de Sistemas de Informação Geográficas. In: Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 14., 2009, Natal. Anais. Natal: 2009. P. 25-30.

LIU, W.T.H. Aplicações de Sensoriamento Remoto. Campo Grande. Ed. UNIDERP. 2007. 908p.

PGRH - Plano de Gestão de Recursos Hídricos. Rio Azul- PR. 2011.

RIBEIRO, G. F. Estudo dos fatores do meio físico que influenciam a capacidade de infiltração das águas da bacia hidrográfica Vargens de Caldas, Minas Gerais. Campinas, SP: Universidade Estadual de Campinas, 2010. 96p. Dissertação (mestrado). Mestrado em Geociências, Campinas, 2010.

ROCHA, J. S. M. da., KURTZ, S. M. de J. M. Manual Integrado de Bacias Hidrográficas. 4. ed. Santa Maria: Edições UFSM CCR/UFSM, 2001. 302.p

SÁNCHEZ, Luis Enrique. Avaliação de impacto ambiental: Conceitos e métodos. São Paulo: Oficina de Textos, 2008. 495 p.

SCCOTI, A. A. V., MENEZES D. J. Mapeamento da suscetibilidade e perigo de inundação em Rosário do Sul- RS. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CARTOGRAFIA, 16. ,2014, Gramado- RS. Mapeamento da suscetibilidade e perigo de inundação em rosário do sul- RS. Gramado: 2014,7 p.

SIRANGELO, F. R.. Relação entre a ocorrência de inundações e enxurradas e os índices morfométricos das sub-bacias hidrográficas da Região Hidrográfica do Guaíba – Rio Grande do Sul, Brasil. Programa de Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2014.134p.

TUCCI, C.E.M. Águas urbanas. In: TUCCI, C.E.M.; BERTONI, J.C. Inundações Urbanas na América do Sul. Porto Alegre: Associação Brasileira de Recursos Hídricos, 2003.

TUCCI, C.E.M. Hidrologia. Ciência e Aplicação. Porto Alegre: Editora da UFRGS/ABRH, 2004. VARJABEDIAN, R.; MECHI, A. As APPs de topo de morro e a Lei 12.651/12. 14º Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental – CBGE, Rio de Janeiro – Brasil, 2013.

VILLELA, S. M.; MATTOS, A. Hidrologia aplicada. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1975. 245p.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-455

Refbacks

  • There are currently no refbacks.