Revisitando os anos 60 com os aspectos da linguagem na literatura: uma abordagem contexto-histórico / Revisiting the 60's with the aspects of language in literature: a context-historical approach

Maeli Fernandes Mota, Cleusa Albilia de Almeida

Abstract


Este trabalho é o resultado de uma proposta de desafio aos  alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Raimundo Pinheiro da Silva, como uma proposta de mudanças de hábitos e com o objetivo de  motivá-los a participarem das  aulas de literatura com entusiasmo, curiosidades, leituras e pesquisas. Deste modo se espera que os estudantes, se perceberem, como sujeito capaz de agregar valores, criatividade e inovar seus conhecimentos como resultado dos seus estudos. Nesse sentido, a medida em  que as aulas aconteciam, vivênciavámos o comprometimento dos alunos diante dos desafios que iam surgindo. Alem de tudo, acompanhar e mediar esse trabalho possibilitou uma reflexão no novo jeito de ensinar e aprender. Portanto, ao propormos práticas inovadoras, tenhamos em mente que nem tudo poderá acontecer como planejamos, todavia será enriquecedor ousar algo novo para despertar o interesse do aluno e também para o nosso próprio crescimento como profissional. Vale resaltar que as transformações são evidentes na medida em que o educando começa a ter cosciência  de si mesmo e da sua realidade. . E por fim, oportunizar aos alunos momentos de interação com outros saberes, dando vozes a estes e ouvir seus anseios, será uma oportunidade rica de novos desafios e também de impatia entre professor e aluno.


Keywords


Leitura. Literatura. Ensino. Inovação.

References


BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Resolução CNE/CEB nº 2/2012.

CEREJA, William Roberto. Português: Linguagens: volume 2: ensino médio / William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães. – 5. ed. – São Paulo: Atual, 2005.

FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Lições de texto: leitura e redação. 2.ed. São Paulo: Ática, 1997.

FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo. 6.ed. Ática, 1998.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro; Paz e Terra,1984.

FULGÊNCIO, Lúcia e Liberato. Como Facilitar a Leitura, 4ª ed. São Paulo: Contexto. 2016

LAJOLO, Maria. Revista do Professor, Nova Escola. Dez. 2003.

NEVES, Iara Conceição Bitencourt. Ler e Escrever – Compromisso de todas as Áreas. UFGRS - Editora, 2010.

RAMOS, Graciliano. Vidas secas. 23. ed. São Paulo: Martins, 1969.

SOARES, Magda Becker. Letramento: um tema em três gêneros, Belo Horizonte Autentica, 1998.

VASCONCELOS, Celso do Santos. Planejamento: Plano de Ensino-Aprendizagem e Projeto Educativo – Elementos metodológicos para elaboração e realização. São Paulo Liberal V.1, 1995

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Â. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. 4. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-453

Refbacks

  • There are currently no refbacks.