Tecnologias digital e analógica no ensino de desenho gemétrico / Digital and analog technologies in the teaching of gemetric design
Abstract
No ensino de desenho em diferentes áreas do conhecimento, são utilizados instrumentos convencionais e digitais, como recurso metodológico no processo de ensino-aprendizagem. No ensino de desenho geométrico, a tecnologia compreendida em um sentido amplo, perpassa pela utilização dos instrumentos manuais, até o uso do computador, com software de aplicações específicas. Este artigo analisou o processo de ensino aprendizagem dos discentes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, nos anos de 2016 a 2018, na elaboração de construções geométricas aplicadas na resolução problemas matemáticos, durante a disciplina de Desenho Geométrico, utilizando ferramentas manuais e computacionais, com análise qualitativa e quantitativa. A habilidade com as ferramentas manuais conferiu ao aluno, maior domínio das condições geométricas de paralelismo, perpendicularidade, pertencimento, equidistância, simetria, homotetia, etc. A apropriação dessas condições auxiliou na resolução de problemas e na própria interação com o software, como o GeoGebra. No estudo de construções geométricas tridimensionais se destaca a utilização da tecnologia digital, pois a prática manual depende de um tempo muito maior, além de não possui a propriedade dinâmica na construção, feita em um software. A ferramenta computacional, favorece a aprendizagem dos conteúdos e a interdisciplinaridade das disciplinas como a de Cálculo, Álgebra, Trigonometria e Desenho Geométrico, no momento que a mesma tecnologia é empregada para a discussão e aplicação dos conteúdos e propriedades das diferentes disciplinas.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
FRIZARINI, Claudia Regina Boen e SILVA, Maria Célia Leme da. Grupos Escolares Paulistas (1893-1971): as transformações dos saberes geométricos nos programas de ensino primário. In: Anais… Seminário Temático, 11. Florianópolis, UFSC, 2014.
GIESECKE, Frederick E. et al. Comunicação gráfica moderna. Porto Alegre: Bookman, 2002.
MIQUELETTO, Thadeu Angelo e GÓES, Anderson Roges Teixeira. O ensino de matemática por meio do desenho geométrico – uma proposta de pesquisa. In: Anais… EDUCERE - Congresso Nacional de Educação, 13. Curitiba – PR: PUCPR, 2017.
RIGHI, Thales Augusto Filipini e CELANI, Maria Gabriela C. Displays interativos. In: KOWALTOWSKI, Doris C.C.K et al (Orgs.). O processo de projeto em arquitetura. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
VILLA, Airton Della; SANTOS, Solange Maria Gomes dos. A resolução de problemas matemáticos, utilizando como ferramenta o ensino do desenho geométrico: A importância do desenho geométrico no 8º e 9º anos da Educação Básica. PDE - Programa de Desenvolvimento Educacional. Paraná: Governo do Estado – Secretaria de Educação, 2012.
GÓES, Anderson Roges Teixeira. COLAÇO, Heliza. O desenho geométrico como instrumento no ensino das relações trigonométricas. Revista Educação Gráfica, Vol. 13 nº. 02, 2009.
DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-451
Refbacks
- There are currently no refbacks.