Determinação do perfil dos trabalhadores na equinocultura em Júlio de Castilhos e região / Determination of the profile of workers in equinoculture in júlio de castilhos and region

João Pedro Cunha Arruda, Orientador Luiz Antero de Oliveira Peixoto, Thailla Kaine Oliveira

Abstract


O presente estudo tem como objetivo a determinação do perfil das pessoas que trabalham com cavalos e da própria equinocultura no município de Júlio de Castilhos-RS e região. Executou-se a pesquisa através de um levantamento de dados, o qual definiu a qualificação da mão de obra utilizada no trabalho com cavalos no município de Júlio de Castilhos e região. Com base neste aspecto, realizou-se a coleta das informações durante dois cursos de formação e aperfeiçoamento da mão de obra na equinocultura, nos meses de junho e outubro de 2017, no Sindicato Rural de Júlio de Castilhos. A partir deste diagnóstico do perfil destes profissionais, possibilitou-se compreender a situação atual desta atividade na região em questão, sendo que dos entrevistados, 15% dispõem de curso técnico, enquanto que 40% apresentam cursos de curta duração, específicos para a produção equina. Obtendo assim, resultados importantes que agregam conhecimento para o profissional que deseja auxiliar o criador nas responsabilidades técnicas da propriedade.

 


Keywords


cavalos, produção animal.

References


Estudo do Complexo do Agronegócio Cavalo no Brasil. Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da ESALQ, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – Brasília: CNA; MAPA, 2006. 68p.

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Revisão do Estudo do Complexo do Agronegócio Cavalo. Brasília: MAPA, 2016. 56p.

MATTOS, P.; RODRIGUES, R.G.; CELIA, A.P.; SAGGIN, K.D.; PADILHA, A.C.M. O PERFIL EMPREENDEDOR DO CRIADOR DE CAVALO CRIOULO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. 48º Congresso SOBER, Campo Grande-MS. 2010.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-450

Refbacks

  • There are currently no refbacks.