A parceria público-privada no contexto do ensino médio paraense: qual o perfil de formação do ensino médio no Pará? / The public-private partnership in the context of parish high school: what is the profile of training high school in Pará?

Danielly Campos, João Lucio Mazzini, Marta Macedo, Alberto Damasceno, Monika Reschke

Abstract


O trabalho trata sobre uma discussão inicial a respeito do perfil da educação direcionada para o ensino médio paraense por meio das parcerias público-privadas a partir do ano de 2012.

Objetiva-se apresentar informações sobre a intensificação das relações do setor público com as instituições privadas em âmbito nacional, destacando os dados referentes ao estado do Pará. Utilizou-se uma abordagem qualitativa e observou-se que o Pará acompanhou o movimento do governo federal em prol do estabelecimento dessas parcerias. Revela-se que o perfil da educação para o ensino médio paraense é voltado para atender os interesses empresariais, pautado pela lógica do mercado.


References


BRESSER, Luiz Carlos Pereira. A Reforma do Aparelho do Estado e a Constituição Brasileira. (Conferência ministrada nos seminários sobre a reforma constitucional realizados com os partidos políticos), Brasília, janeiro de 1995.

PARÁ. Cartilha do Pacto pela Educação, SEDUC-PA, 2016.

PERONI, Vera M. Vidal. Redefinições no papel do Estado: parcerias público/privadas e a gestão da educação. ANPAE, 2010. Disponível em:

Acesso em: 19 Ago. 2018.

SANTOS, T. F. A. Monteiro dos. Administração pública e educação no Brasil: as parcerias público-privadas. Revista Êxitus, Vol.02. nº01.jan/jun, 2012.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-448

Refbacks

  • There are currently no refbacks.