A prática pedagógica na formação docente dos alunos do parfor pedagogia do município de Soure na ilha do Marajó-PA / The pedagogical practice in the teaching formation of the students of the parfor pedagogy of the municipality of Soure in the island of Marajó-PA

Authors

  • Monika Reschke
  • Danielly Campos
  • João Lucio Mazzini
  • Viviane Dourado
  • Alberto Damasceno

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-444

Keywords:

Prática Pedagógica, Formação Docente, PARFOR.

Abstract

O trabalho trata sobre a aplicabilidade do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR - criado para atender professores que já atuavam em sala de aula, no entanto sem a habilitação ou com formação inadequada para o nível educacional em que atuava. Objetiva-se apresentar uma prática pedagógica realizada no Município de Soure localizado na ilha do Marajó no estado do Pará durante o período em que uma disciplina do PARFOR foi aplicada nesta localidade. Utilizou-se uma abordagem qualitativa e observou-se uma carência por parte dos professores da turma, no que diz respeito ao domínio das práticas pedagógicas, ocasionada pela lacuna nos seus conhecimentos pessoais, ou por uma formação híbrida, ou seja, sem uma qualificação adequada para atuação. Revelando-se a qualificação profissional proporcionada pelo PARFOR um aprimoramento e aprofundamento necessários dos saberes ao exercício da docência.

References

BARKLEY, R. A. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH):guia completo para pais, professores e profissionais da saúde. Porto Alegre: Artmed, 2002. 327p.

DEWEY, J. Como pensamos. SP: Companhia Editora Nacional, 1959.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1998. (Coleção Leitura).

GIMENO SACRISTÁN, J. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: ARTMED, Sul, 1999.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: Congresso Nacional de Formação Contínua de Professores. Formação Contínua de Professores; realidades e perspectivas, 1.Anais.1991. Aveiro.

__________. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: EDUCA, 2009.

Published

2020-06-19

How to Cite

Reschke, M., Campos, D., Mazzini, J. L., Dourado, V., & Damasceno, A. (2020). A prática pedagógica na formação docente dos alunos do parfor pedagogia do município de Soure na ilha do Marajó-PA / The pedagogical practice in the teaching formation of the students of the parfor pedagogy of the municipality of Soure in the island of Marajó-PA. Brazilian Journal of Development, 6(6), 39027–39031. https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-444

Issue

Section

Original Papers