A criança e os aspectos que caracterizam dificuldades de aprendizagem na escrita no projeto Mão Amiga CAPES/PIBID / The child and the aspects that characterize learning difficulties in writing in the Friend Hand Project CAPES/PIBID

Jeanini Fatima Kaspack, Rosana Beatriz Ansai

Abstract


Pode-se dizer que a preocupação com as crianças que apresentam alguma dificuldade de aprendizagem, tema do presente estudo, é recente, pois em tempos passados a educação brasileira era excludente, não se importando com aqueles que necessitavam de um olhar pedagógico diversificado.Como bolsistas do Projeto Mão Amiga fomentado pela CAPES/PIBID e oferecido pelo curso de Pedagogia da UNESPAR/UV, observamos que há uma população de alunos que tem muitas dificuldades no processo de construção de suas aprendizagens, levando-os muitas vezes a cultivar uma baixa autoestima, ou até mesmo podem vir a fracassar na escola. Por outro lado, ainda há uma demanda por profissionais da educação que saibam compreender e detectar as dificuldades de aprendizagem que os alunos apresentam. Neste contexto somos levadas a questionar: como podemos entender as dificuldades de aprendizagem que os alunos apresentam na condição de bolsistas do Subprojeto Mão Amiga CAPES/PIBID? Como se pode verificar e avaliar quem é o aluno com Dificuldade de aprendizagem? Quais são as características da escrita da criança com Dificuldade de aprendizagem?O objetivo do estudo de caráter exploratório e apoiado em relato de experiências consiste em discutir as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos do projeto Mão Amiga CAPES/PIBID buscando revelar algumas características desses alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem na escrita e que estão em fase de construção do processo de alfabetização. Sob o ponto de vista do bolsista acadêmico, ao elaborar seus estudos sobre a problemática do aluno que apresenta dificuldade de aprendizagem, concluímos que o mesmo está sendo capacitado profissionalmente para, ainda na fase de formação inicial, apresentar um olhar mais sensível à demanda pedagógica de um aluno que outrora era simplesmente excluído dos bancos escolares.


Keywords


Educação; Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID; Dificuldades de aprendizagem; Dificuldades de escrita

References


ANSAI, Rosana Beatriz; CASANOVA, Ana Paula; SILVA, Isabel Cristina da. A importância das teorias psicológicas para a compreensão da aprendizagem na Andragogia. In: R.E.V.I.Revista de Estudos Vale do Iguaçu. União da Vitória/PR: UNIGUAÇU. Vol.1.n.º13. jan/jul 2009. p. 19 a 40. ISSN: 1678-068X.

ANSAI, Rosana Beatriz et al. Caderno Pedagógico: uma Mão Amiga nas dificuldades de aprendizagem. União da Vitória:Kaigang, 2012.

ANSAI, Rosana Beatriz; JUNGES, Kelen dos Santos. A contribuição do Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID e a qualidade das ações acadêmicas na formação docente inicial no curso de Pedagogia UNESPAR/UV. In: SILVA, Sandra Salete de Camargo; STENTZLER,Márcia Marlene (org). Iniciação à docência PIBID e a formação de professores pelos I56 campi da UNESPAR: União da Vitória. Curitiba: Íthala, 2016. p.30 a 45. ISBN 978-85-5544-039-7.

COPETTI, Jordano. Dificuldades de Aprendizado: manual para pais e professores. 2.ed. Curitiba: Juruá,2009.

FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. 24 ed. São Paulo; Cortez, 1995.

FONSECA, Vitor da. Introdução às dificuldades de aprendizagem. 2. ed. Porto Alegre, Artes Médicas, 1995.

GAGNÉ, Robert M. Como se realiza a aprendizagem. Tradução de Therezinha Maria Ramos Tovar. Rio de Janeiro, 1973.

GÓMEZ, Ana Maria Salgado. TERÁN, Nora Espinosa. Dificuldades de aprendizagem: Detecção e estratégias de ajuda. São Paulo, grupo Cultural, 2009.

LAROCCA, Priscila. SAVELLI, Esméria L. Retratos da psicologia nos movimentos de alfabetização. In: LEITE, S.A.S. Alfabetização e letramento. Campinas-SP: Komedi, 2001. (p.185-222).

MONTEIRO, Mara M. Leitura e escrita: Uma análise dos problemas de aprendizagem. Petrópolis-RJ, Vozes, 2004.

OLIVEIRA, Joana Assunção. Para além do erro construtivo...o sujeito. In: GOMES, Maria de Fátima Cardoso. Dificuldades de aprendizagem na alfabetização. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. (p. 55 a 67).

ROSSINI, M. A. S. Aprender tem que ser gostoso. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

VALLETT, Robert E. Dislexia: uma abordagem neuropsicológica para a educação de crianças com graves desordens de leitura. São Paulo: Manole, 1989.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv4n1-119

Refbacks

  • There are currently no refbacks.