Avaliação da instrumentação do reator Triga IPR-R1 para controle de pH e condutividade elétrica / Instrumentation evaluation of the Triga IPR-R1 reactor to control pH and electrical conductivity

Izabela Mendes Alves

Abstract


O reator Triga IPR – R1 está localizado no Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear – CDTN. É utilizado para pesquisas que abrange tanto a área industrial com a medicina. Porém, a sua instrumentação de controle dos parâmetros de operação é da década de 70. Ou seja, não passou por nenhuma atualização, o que e pode proporcionar erros de medidas de parâmetros importantes como pH e condutividade elétrica. E esses parâmetros estão diretamente relacionados com o controle químico da água de refrigeração e consequentemente com a segurança de operação do reator. Esse trabalho aborda os aspectos mais importantes do controle de pH e condutividade elétrica do IPR –R1 e a qualidade da instrumentação desse reator.

 


Keywords


IPR – R1, pH, condutividade elétrica, instrumentação

References


IAEA - INTERNATIONAL ATOMIC ENERGY AGENCY. Good Practices for Water Quality Management in Research Reactors and Spent Fuel Storage Facilities.

IAEA Nuclear Energy Series, n. NP-T-5 IAEA. Data processing technologies and diagnostics for water chemistry and corrosion control in nuclear power plants (DAWAC). International Atomic Energy Agency. Viena. 2006..2, p. 151, 2011.

LIN, C. C. Radiochemistry in Nuclear Power Reactors. p. 298, 1996.

MESQUITA, A. Z.; MOREIRA, R. M. Disciplina: história da ciência-tecnologia nuclear, contribuição para a formação dos estudantes de pos-graduação em engenharia. In: RBPG- Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 46, n. No 6, p. 5 -21, 2017. DOI: 10.21713/2358-2332.2017.v14.1372.

MESQUITA, A. Z. Atualização e Recuperação da Instrumentação do Reator Nuclear de Pesquisa TRIGA IPR-R1. Belo Horizonte. 2008. (Edital 03/08, Programa Pesquisador Mineiro II, Processo Fapemig 031/08).

MESQUITA, A. Z. Investigação Experimental da Distribuição de Temperaturas no Reator Nuclear de Pesquisa Triga IPR-R1. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Campinas, 2005.

MESQUITA, A. Z.; COSTA,A.C.L; RESENDE, H.R.; PEREIRA, G.J. Melhoria e atualização da Instrumentação do Controle e dos procedimentos operacionais do Reator IPR –R1. Nota Interna do CDNT, 2008.

REIS, I. C. AVALIAÇÃO TEÓRICO-EXPERIMENTAL DA INFLUÊNCIA DO BORO NA REATIVIDADE DO REATOR TRIGA IPR-R1.Dissertação ( Mestrado em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais),Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN/CNEN),Belo Horizonte.p 68, 2017.

RODRIGUES,R.R. SISTEMA PARA INSPEÇÃO DE ELEMENTOS COMBUSTÍVEIS DE REATORES NUCLEARES DE PESQUISA PELO MÉTODO DE “SIPPING”. Tese( Doutorado em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais),Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN/CNEN),Belo Horizonte.p 140. 2018

VELOSO, M. A., FORTINI, M. A. Análise termo-hidráulica do reator Triga IPR-R1.18º ENFIR, São Paulo, SP,2002.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-437

Refbacks

  • There are currently no refbacks.