Resposta da aplicação de fungicidas no controle da ferrugem asiática na cultura da soja / Response of fungicide application in the control of Asian rust in soybean crop

Henrique Schaf Eggers, Fernando Saraiva Silveira Júnior, Eduardo Anibele Streck, Mauricio Trindade Trevisol, Murilo Brum de Moura, Evandro Jost, Fabrício Penteado Carvalho, Francisco Teixeira Rodrigues

Abstract


A ferrugem asiática da soja é a doença de maior virulência e rápida disseminação da cultura da soja no Brasil. Aplicações de fungicidas estão entre as recomendações de controle e os produtos comercias a base de azoxistrobina + benzovindiflupir e trifloxistrobina + protioconazol estão entre os mais utilizados atualmente. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar a eficiência da aplicação isolada e da combinação de aplicação destes fungicidas no controle da ferrugem asiática da soja. Dez tratamentos com variação nas combinações dos fungicidas e números de aplicações foram testadas utilizando duas cultivares de soja. As aplicações iniciaram na floração (estadio R1) com reaplicações em intervalos de 14 dias. O tratamento que apresentou melhor resposta de produtividade com relação a aplicação de fungicida foi o tratamento T5 (4 aplicações de fungicidas de forma alternada: Elatus + Fox + Elatus + Fox), o qual apresentou média de produtividade de 87,01 sc.ha-1, não diferindo estatisticamente do tratamento T2 (3 aplicações de fungicidas: Elatus + Fox + Fox) 74,94 sc.ha-1. O tratamento que apresentou maior peso de mil sementes (175,50 gr) também foi o T5 não diferindo estatisticamente de outros seis tratamentos. A utilização dos fungicidas testados, aplicados de forma alternada no controle da ferrugem asiática da soja, apresentaram melhor resposta com relação a redução de produtividade proporcionando maior peso de mil sementes.

 


Keywords


controle químico, Glycine max, Phakopsora pachyrhizi.

References


GODOY, C. V. et al. Eficiência de fungicidas para o controle da ferrugem-asiática da soja, Phakopsora pachyrhizi , na safra 2015/16: resultados sumarizados dos ensaios cooperativos. Londrina. Embrapa, 2016.

YORINORI, J.T.et al. Epidemics of soybean rust (Phakopsora pachyrhizi) in Brazil and Paraguay. Plant Disease, v.89, p.675-677, 2005.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-436

Refbacks

  • There are currently no refbacks.