Modelagem de vibrações longitudinais em vigas mono-engastadas / Modeling of longitudinal vibrations in mono-embedded beams

Authors

  • Mauro José Valcanaia Junior
  • Emerson Mario Boldo

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-416

Keywords:

dinâmica não linear, Modellus, vigas.

Abstract

As simulações computacionais podem tornar o ensino das disciplinas de Física nos cursos de Engenharia mais intuitivo e o aprendizado muito mais fácil. Os modelos virtuais proporcionam uma forma alternativa de ensino, que se mostra eficiente, uma vez que o estudante participa ativamente da simulação, podendo avaliar e criticar os resultados, ao invés de ficar preso às formas tradicionais de resolução de problemas. O Modellus é um software livre que permite simulações de matemática, física, química entre outras. O programa é de fácil manuseio e focado nos resultados e na representação gráfica do experimento. Esse trabalho visa o estudo teórico dos modos de vibração longitudinais de vigas mono-engastadas, caracterizadas por uma vibração livre e não amortecida. Verificou-se que as frequências naturais de oscilação são de características exclusivas da estrutura e independentes de esforços externos. Com o modelo teórico pronto, a simulação computadorizada foi realizada no Modellus. O trabalho espera incentivar o uso de simulações computacionais nas salas de aula visando auxiliar a transmissão de conhecimento desse tipo de fenômeno aos alunos de engenharia.

References

ARAUJO, I. S.; VEIT, E. A.; MOREIRA, M. A. Uma revisão da literatura sobre estudos relativos a tecnologias computacionais no ensino de física. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.4, n.3, p. 5-18, 2004.

ASSIS, W. S.; BITTENCOURT, T. N. e NORONHA, M. Desenvolvimento de recursos multimídia para o ensino de estruturas de concreto. Revista IBRACON de Estruturas, São Paulo, v. 32, p. 41-51, 2003.

BEER, F. P.; JOHNSTON, E. R. Mecânica vetorial para engenheiros. 5° ed. São Paulo: Makron Books, 1994. 793p.

ELIAS, D. C. N. Tendências das Propostas de Utilização das Ferramentas Computacionais no Ensino de Física no Nível Médio e Superior. Anais: XII Encontro Nacional de Ensino de Ciências, Florianópolis, 2009.

ESTRELA, Jonathan Alexandro. Análise Comparativa de Ferramentas Computacionais no Ensino da Teoria das Estruturas na Engenharia Civil. 2013. 50 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2013.

GRANDINETTI, F. J.; FILHO, E. A. Comparação dos modos de vibrações teórico e experimental em vigas com trincas. Rev. Ciências. Exatas, Taubaté, v. 9/10, n. 1-2, p. 61-67, 2004.

MANZINI, N. I. J. Webapoio de física – uma possibilidade de apoio à aprendizagem. Anais: XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Belém - PA, 2012.

MARTHA, L. F. FTOOL - um programa gráfico-interativo para ensino de comportamento de estruturas. Manual do usuário. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002. 33 f. Disponível em: <http://www.tecgraf.puc-rio.br/ftool/>. Acesso em: março de 2020.

MEDEIROS, A., MEDEIROS, C. F. Possibilidades e Limitações das Simulações Computacionais no Ensino da Física. Rev. Bras. Ensino de Física, 24, n. 2, p. 77-86 (2002).

NETO, G. F.; ESTEVES, B. L.; PEREIRA, R. R.; JÚNIOR, L. O. A. Utilização do kit lego mindstorm nxt no ensino de controle de processos. Anais: XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Belém - PA, 2012.

Published

2020-06-18

How to Cite

Junior, M. J. V., & Boldo, E. M. (2020). Modelagem de vibrações longitudinais em vigas mono-engastadas / Modeling of longitudinal vibrations in mono-embedded beams. Brazilian Journal of Development, 6(6), 38615–38626. https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-416

Issue

Section

Original Papers