A importância da gestão de qualidade e acreditação hospitalar: Uma visita técnica a UBS-Unidade Básica de Saúde Vicente de Paula de Luzinópolis-TO / The importance of quality management and hospital accreditation: A technical visit to UBS-Basic Health Unit Vicente de Paula de Luzinópolis-TO

Authors

  • Thalia Araújo da Penha Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Fernanda Costa Almeida Nazário

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-407

Keywords:

Gestão de Serviços de Saúde. Qualidade. Acreditação.

Abstract

A gestão dos serviços hospitalares é de grande importante para a gestão de uma UBS, bem como para a obtenção de acreditação. Diante disso, o objetivo geral do presente trabalho é ressaltar a importância da Gestão de Qualidade e Acreditação Hospitalar no processo de organização e gestão de uma Unidade Básica de Saúde para um melhor desempenho e atendimento ao paciente. Os objetivos específicos do trabalho é demonstrar através da pesquisa realizada na UBS Vicente de Paula em Luzinópolis, levantamentos de dados sobre a gestão hospitalar, os planejamentos e metas a serem alcançadas como a busca por uma melhoria na gestão e no desempenho dos profissionais.  Esta pesquisa é baseada em uma abordagem exploratória e de investigação qualitativa e com aplicação de questionário. O desenvolvimento do presente estudo possibilita uma análise detalhada do ambiente hospitalar. Será possível conhecer e observar os diversos procedimentos e serviços que acontecem no cotidiano dos profissionais de saúde no dia da visita, obtendo dados mais consistentes as etapas no ambiente hospitalar, no que diz respeito ao tratamento dado ao espaço físico entendido como espaço social, profissional e de relações interpessoais que deve proporcionar a atenção acolhedora, humana e resolutiva.

References

ALÁSTICO, G.P.; TOLEDO, J.C. Acreditação Hospitalar: proposição de roteiro para implantação. Revista Gestão & Produção, São Carlos, v.20, n.4, p.815-831, 2013.

ANGELO, M.L.B. Modelos de qualidade nos hospitais paulistas: visão dos gestores. Revista de Administração em Saúde, São Paulo, v.13, n.52, p.157-164, jul./set. 2011.

BONATO, V.L. Gestão de qualidade em saúde: melhorando assistência ao cliente. Revista O Mundo da Saúde, São Paulo, v.35, n.5, p.319-331, 2011.

CAMPOS, L.I; GASTAL, F.L; COUTO, R.C. Impacto da implantação do Sistema de Gestão de qualidade em hospitais acreditados com excelência pelo Sistema Brasileiro de Acreditação. Dissertação (Faculdade de Medicina). Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2008.

EMÍDIO, L.F. et al. Acreditação Hospitalar: Estudo de Casos no Brasil. Revista Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v.3, n.1, p.98-113, jan./jun. 2013.

EMÍDIO, L.F. Gestão da Qualidade dos Processos Assistenciais e Acreditação Hospitalar. Dissertação (Mestrado em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação). Brasília: Universidade Católica de Brasília, 2009.

FELDMAN, L.B.; GATTO, L.B.; CUNHA, C.K.O. História da evolução da qualidade hospitalar: dos padrões à acreditação. Acta Paulista Enfermagem. São Paulo, 18 (2), p. 2013-9. 2005.

PRESTES, A. Manual do gestor hospitalar. Brasília: Federação Brasileira de Hospitais, 2019. 192 p.

RODRIGUES, M. L.; TUMA, I. L. Certificação em Farmácia Hospitalar. Revista Farmácia Hospitalar, n.14, p.3-24, jun.jul./ago.2011.

SEIFFERT, L.S. Modelo de consultoria interna para o preparo de unidades hospitalares para a certificação de acreditação. Dissertação de Mestrado em Enfermagem. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2011.

SINAN, A.G; CUNHA, S.G.S.; BRITO M.J.M. Mudanças nas ações gerenciais após a Acreditação Hospitalar. Rev Rene. Ceará, 17 (2): 165-75 mar-abr. 2016.

SOUZA, A.A. et al. Controle de Gestão em Organizações Hospitalares. Revista de Gestão USP, São Paulo, v.16, n.3, p.15-29, jul./set. 2009.

VELHO, J.M.; TREVISO, P. Implantação de programa de qualidade e acreditação: contribuições para a segurança do paciente e do trabalhador. Revista de Administração em Saúde, Porto Alegre, v.15, n.60, p.90-94, jul./set. 2013.

VIDAL; E.C.F. et al. Gestão da qualidade nas instituições hospitalares. 2° Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, Belo Horizonte: Universalidade, Igualdade e Integralidade da Saúde: Um Projeto Possível, 2013.

Published

2020-06-17

How to Cite

da Penha, T. A., & Nazário, F. C. A. (2020). A importância da gestão de qualidade e acreditação hospitalar: Uma visita técnica a UBS-Unidade Básica de Saúde Vicente de Paula de Luzinópolis-TO / The importance of quality management and hospital accreditation: A technical visit to UBS-Basic Health Unit Vicente de Paula de Luzinópolis-TO. Brazilian Journal of Development, 6(6), 38485–38498. https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-407

Issue

Section

Original Papers