Ações de prevenção e controle de infecção em hospitais / Prevention and infection control actions in hospitals

Authors

  • Maria de Fátima Ribeiro Mourão Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Dênia Rodrigues Chagas

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-401

Keywords:

Infecção hospitalar. Cuidados de enfermagem. Infecção-prevenção e controle.

Abstract

Trata-se de um artigo de revisão crítica da literatura tendo como objetivo destacar aspectos conceituais sobre a infecção hospitalar de interesse para o cuidado de enfermagem, evidenciando os fundamentos que norteiam a compreensão deste fenômeno de indiscutível importância epidemiológica para a assistência à saúde. O tema é trabalhado no sentido de evidenciar a responsabilidade em controlar a infecção como sendo papel inerente aos profissionais da equipe de saúde. Destaca-se a formação profissional voltada para uma cultura prevencionista como condição necessária para se concretizar um programa de controle e prevenção de infecção, evidenciando o importante papel do enfermeiro no desenvolvimento das ações de prevenção e controle de infecção e a educação continuada como estratégia de implementação de medidas eficazes na busca da qualidade do cuidado.

 

References

ALMEIDA, L. M. Q. Atribuições do serviço de enfermagem prevenção e controle da infecção hospitalar. Ver. Paul Enf. São Paulo, 2002.

AMARANTE, J. M. B. Infecções hospitalares prevenção e controle. São Paulo: Sarvier, 2004.

ANDRADE D. Condição microbiológica dos leitos hospitalares antes e depois de sua limpeza. Rev. Saúde Pública, 2000.

BRASIL. Agência Nacional De Vigilância Sanitária (BR). Regulamento técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. Resolução RDC nº 33, de 25 de fevereiro de 2003. Brasília: Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 10 dez. 2004.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n. 2616. Regulamenta as ações de controle de infecção hospitalar no país. Brasília, 12 de maio de 1998.

CAMALIONTE, M. L. V. Aprimoramento de recursos humanos para o controle de infecção. In: FERNANDES, A. T.; FERNANDES, M. O. V.; RIBEIRO FILHO, N. Infecção hospitalar e suas interfaces na área da saúde. São Paulo: Atheneu; 2000.

COUTO, R. C.; PEDROSA, T. M. G. Epidemiologia aplicada ao controle das infecções hospitalares. In: COUTO, R. C.; PEDROSA, T. M. G.; NOGUEIRA, J. M. Infecção hospitalar; epidemiologia e controle. Rio de Janeiro: Medsi, 2002.

FERNANDES, A. T.; RIBEIRO FILHO, N.; BARROSO, E. A. R. Conceito, cadeia epidemiológica das infecções hospitalares e avaliação custo benefício das medidas de controle. In: FERNANDES, A. T.; FERNANDES, M. O. V.; RIBEIRO FILHO, N. Infecção hospitalar e suas interfaces na área da saúde. São Paulo: Atheneu; 2000.

HAYASHIDA, M. O ensino do controle de infecção: um ensaio teórico-prático. Rev Latino-Am Enferm, 2003.

LACERDA, R. A. Controle de infecção em centro cirúrgico: fatos, mitos e controvérsia. São Paulo: Atheneu, 2003.

LACERDA, R. A. Infecção hospitalar e sua relação com a evolução das práticas de assistência à saúde. São Paulo: Atheneu, 2002.

MELO, C. M. M. Divisão social do trabalho e enfermagem: a divisão social do trabalho na enfermagem. São Paulo: Cortez; 2002.

MENDONÇA, J. S. de. Mecanismo de resistência bacteriana e suas implicações. São Paulo: Cortez, 2001.

PAIVA, E. M. M. Ficha de notificação de acidentes com material biológico aplicada à odontologia. ROBRAC, 2003.

PEDROSA, T. M. G. Infecção hospitalar: epidemiologia e controle. São Paulo: MEDSI, 2003.

PEREIRA, M. S. A infecção hospitalar e suas implicações para o cuidar da enfermagem. Texto & Contexto – Enfermagem, Florianópolis, 2005.

PEREIRA, M. S. Infecção hospitalar: estrutura básica de vigilância e controle. Goiânia: AB Editora; 2001.

RIBEIRO FILHO, N. Infecção hospitalar e suas interfaces na área da saúde. São Paulo: Atheneu; 2000.

RODRIGUES, E. A. C. Histórico das infecções hospitalares: prevenção e controle. São Paulo: Sarvier, 2000.

SILVA, Z. P. Vigilância sanitária: um histórico discursivo. REVISA, 2005.

SOUZA, A. C. S. Desafios para o controle de infecção nas instituições de saúde: percepção das enfermeiras. Ciênc. Enferm, 2000.

SOUZA, A. C. S. Risco biológico e biossegurança no cotidiano de enfermeiros e auxiliares de enfermagem. Revista Eletrônica de Enfermagem, 2001.

STARLING, E. F. Impacto das infecções hospitalares na lucratividade de hospitais privados brasileiros. Prática Hospitalar, 2004.

TIPPLE, A. F. V. As interfaces do controle de infecção em uma instituição de ensino odontológico. Revista Eletrônica de Enfermagem, 2000.

TURRINI, R. N. T. Infecção hospitalar e causas múltiplas de morte. J. Pediatr, 2002.

Published

2020-06-17

How to Cite

Mourão, M. de F. R., & Chagas, D. R. (2020). Ações de prevenção e controle de infecção em hospitais / Prevention and infection control actions in hospitals. Brazilian Journal of Development, 6(6), 38406–38417. https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-401

Issue

Section

Original Papers