Gestão de Pessoas nos ambientes hospitalares: Uma revisão sobre os principais pontos de uma gestão eficiente / People Management in hospital environments: A review on the main points of efficient management

Maria Eduarda Araújo Porto, Sérgio Zeno Granetto

Abstract


Este artigo tem como principal objetivo falar sobre a gestão de pessoas em ambientes hospitalares, evidenciando os pontos preponderantes sobre o assunto, trazendo aos leitores uma revisão de literatura que apresente as condições de uma gestão hospitalar eficiente onde à qualidade é a principal ferramenta. O hospital possui um importante papel na sociedade, cuidar, curar e manter a saúde é a sua função, mas para que isso aconteça de forma assertiva é preciso que os trabalhadores da área estejam empenhados no desempenho de seus papeis. É função da gestão de pessoas que os colaboradores da instituição executem suas atividades e tarefas da melhor maneira possível, respeitando a ética e desenvolvendo suas habilidades. A metodologia utilizada foi à revisão bibliográfica, utilizamos artigos e livros que pudessem nos apontar os assuntos pertinentes para a construção do artigo. A gestão apresenta inúmeros pontos que denotam sua importância, enfatizaremos aqui os mais relevantes.

 


Keywords


Atendimento. Gestão de pessoas. Instituições hospitalares. Saúde.

References


ADORNO, Alexandrina Maria Nogueira Guerra et al. Gestão Hospitalar Como Ferramenta Do Cuidado. Revista de Enfermagem UFPE online, Recife, 2017.

ANUNCIAÇÃO, Alan Lira da; ZOBOLI, Elma. Hospital: Valores éticos que expressam sua missão. Universidade de São Paulo – USP. Escola de Enfermagem. Rev Assoc Med Bras. São Paulo, 2008.

BACKES, Dirce Stein; LUNARDI FILHO, Wilson; LUNARDI, Valéria Lerch. O processo de humanização do ambiente hospitalar centrada no trabalhador. Revista Escolar de Enfermagem USP, São Paulo, 2006.

BATISTA, Joseli Maria; JULIANI, Carmen Maria Casquel Monti; AYRES, Jairo Aparecido. O processo de readaptação funcional e suas implicações no gerenciamento em enfermagem. Revista Latino-Americano de Enfermagem, São Paulo, 2010.

CARTA DE OTTAWA. Promoção da Saúde. 1° Conferência Internacional Sobre Promoção daSaúde.Canadá,1986.Disponívelem:http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/carta_ottawa.pdf. Acesso em: 25 de Abril de 2020.

CHAVES, Lucieli Dias Pedresch et al. Governança, Higiene e Limpeza Hospitalar: Espaço deGestãodoEnfermeiro.Florianópolis, (2015). Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0104-0707201500004010014. Acesso em: 27 de setembro de 2019.

CHINESA, Anna Maria et al. A formação de profissionais da saúde: aprendizagem significativa à luz da promoção da saúde. Cogitare Enfermagem, vol. 12, núm. 2, Curitiba, 2007.

DE JESUS, Cristiane Silva; ESPIRITO SANTO, Fernando Reis. Análise e desafios da gestão de pessoas no ambiente hospitalar. Artigo de pós-graduação, UNICAMP, São Paulo, 2014.

FORTES, Paulo Antonio de Carvalho. Ética, direitos dos usuários e políticas de humanização da atenção à saúde. Revista Saúde e Sociedade, v. 13, n. 3, São Paulo, 2004.

Instituto Brasileiro de Coaching. O que é e como funciona o empowerment? Equipe IBC, 2019. Disponível em: https://www.ibccoaching.com.br/portal/o-que-e-e-como-funciona-o-empowerment/. Acesso em: 30 de abril de 2020.

MAGALHÃES, Sheilimar Regina Barragão de Sá; RUIZ, Erasmo Miessa. Gestão De Recursos Humanos Em Uma Organização Hospitalar: A utilização de indicadores como ferramentas de gestão. Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2006.

MARQUES, Liane Freitas; SILVA, Mônica de Aguiar Mac-Allister. A gestão de pessoas na acreditação hospitalar. I Encontro de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho. Natal, 2007.

MONTENEGRO, Livia Cozer. A Expressão da Ética nas Práticas de Profissionaisa Saúde no Contexto de Unidades de Internação Hospitalar. Escola de Enfermagem da UFMG. Belo Horizonte, 2014.

MORICI, Marina Campos; BARBOSA, Allan Claudius Queiroz. A gestão de recursos humanos em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) e sua relação ao modelo de assistência: um estudo em hospitais de Belo Horizonte, Minas Gerais. Revista de Administração Pública, v. 47, n. 01. Belo Horizonte, 2013.

NASCIMENTO, Laís Lorena Lima. O estudo das práticas de Gestão de Pessoas no ambiente hospitalar. Revista Online IPOG, Goiânia, 2013.

RIBEIRO, Adriana et al. Autonomia e empoderamento do Enfermeiro atuante na área hospitalar. UNESC, Criciúma, 2012.

SILVA, Maria Adelane Monteiro da et al. Promoção da saúde em ambientes hospitalares. Universidade Federal do Ceará. Revista Brasileira de Enfermagem, Fortaleza, 2010.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-398

Refbacks

  • There are currently no refbacks.