Ética nas organizações de trabalho / Ethics in work organizations

Kesiane Pozzebon Feitoza, Dênia Rodrigues Chagas

Abstract


Todo executivo se preocupa em conhecer a situação de sua empresa em relação ao mercado no que diz respeito à ética e, para isso, é preciso saber qual é a visão ética das organizações brasileiras. O objetivo geral desse artigo foi estudar a importância da ética dentro das organizações de trabalho. Explicitou em seus objetivos: Diferenciar ética e moral; analisar o uso da ética dentro das organizações; como a ética se manifesta nas relações de trabalho. Justifica-se o interesse nesta temática em estudar qual o patamar ético das organizações de trabalho, haja vista que o mercado vem passando por grandes transformações por conta da globalização. A metodologia utilizada foi o método teórico baseado a partir de trabalhos já publicados de autores que estudaram a temática, tendo como característica de um estudo bibliográfico pautados em artigos e trabalhos já publicados. Analisando o uso da ética dentro das organizações, nestes tempos de globalização, vê – se que são necessárias as empresas se preocupar na qualificação dos seus servidores e do uso da ética no meio organizacional.


Keywords


Ética, Trabalho, Organizações.

References


ANDRADE, Zilda Aparecida Freitas de. A Gestão da Ética Organizacional: possibilidades de atuação dos profissionais de comunicação organizacional e relações públicas. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Curitiba, PR – 4 a 7 de setembro de 2009.

BRAGA, Beatriz Maria. KUBO, Edson Keyso de Miranda. OLIVA, Eduardo. Dilemas Éticos Enfrentados por Profissionais de Recursos Humanos: Explorando Cursos de Ação. RAC, Rio de Janeiro, v. 21, n. 6, art. 5, pp. 832-850, Novembro/Dezembro, 2017.

CARDOSO, Douglas Isaías. STANO, Rita Cássia Magalhães T. As relações éticas e a qualidade de vida no trabalho: uma questão de gestão. XII SIMPEP - Bauru, SP, Brasil, 07 a 09 de novembro de 2005.

DIAS, Maria Olívia. Ética, organização e valores ético-morais em contexto organizacional. Centro Regional das Beiras, 2014.

ENRIQUEZ, Eugene. Os desafios éticos nas organizações modernas. RAE - Revista de Administração de Empresas. São Paulo, 1997.

FONTELLES, Mauro José; SIMÕES, Marilda Garcia; FARIAS, Samantha Hasegawa e FONTELLES, Renata Garcia Simões. Metodologia da pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. 2009.

MARTINS, Érika Balbo. GABRIEL, Karen. A importância da ética nas relações de trabalho. Faculdade de Pindamonhangaba, 2012.

RAMOS, Fábio Pestana. A evolução conceitual da Ética. Para entender a história... ISSN 2179-4111. Ano 3, Vol. mar., Série 10/03, 2012, p.01-12.

REZENDE, Frederico Pifano de. CASTRO, Janine Mattar Pereira de. Ética na Empresa: o Indivíduo e Suas Relações no Trabalho. SEGET, 2011.

SEVERINO, Antônio Joaquim. A Filosofia e a ética na educação. 2006.

VAZQUEZ, Adolfo S. Ética. 20. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

WILLERS, Ednilse Maria; CRUZATTI, Maria Azambuja Patiño. A necessidade da ética nas organizações atuais. UNIOESTE, 2001.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-394

Refbacks

  • There are currently no refbacks.