Base de solo-cimento para pavimentos flexíveis / Soil-cement base for flexible floors

Wanderson Geraldo Gonçalves Dias, Caroline Durães Silva, Ana Lúcia Carrijo Adorno, Juliana Simas Vasconcellos

Abstract


Considerando o avanço tecnológico no ramo automobilístico de transportes pesados e o aumento na escassez de matéria prima, faz-se necessário uma busca por produtos ou metodologias que melhore a capacidade de resistência dos pavimentos e que adeque os materiais dispostos próximos às obras, no intuito de garantir as características físicas e mecânicas solicitadas para os diferentes fins. Este trabalho demonstra os benefícios do uso do solo-cimento na base de um pavimento flexível, tornando as obras mais viáveis pelo ponto de vista técnico, ambiental e econômico. A adição da mistura de 3% de cimento, 10% de areia e 87% de solo implicam em um aumento considerável da resistência da estrutura do pavimento, fazendo, assim, que esse pavimento resista a crescente demanda automobilística de transportes pesados e tenha um aumento na sua vida útil. Neste trabalho foi apresentado um comparativo entre ensaios de Capacidade de Suporte (I.S.C.) e expansão, os quais demonstraram acréscimos de valores de resistência à compressão bem como redução da expansão, devido à adição de cimento e areia, mostrando sua eficácia diante dos valores dos ensaios com amostras sem adição da mistura. Por meio dos resultados obtidos pelos ensaios, verificou-se que houve um aumento na capacidade de suporte na estrutura do pavimento e uma baixa na expansão quando saturado, provando a eficiência da base solo-cimento perante a base convencional, não apenas pela sua resistência e sua baixa expansão, mas também pelo aspecto econômico e ambiental, devido à redução de outros custos indiretos, como recomposição ambiental e transporte de materiais.

 


Keywords


Base. Solo-Cimento. Pavimentação. Capacidade de Suporte.

References


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5732: Cimento Portland. 1991.

________. NBR 5735: Cimento Portland de alto forno. 1991.

ASSOCIAÇÃO DE BRASILEIRA DE CIMENTO PORTLAND. Solo Cimento. Disponível em: Acesso em: 15 de setembro 2014.

DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS E RODAGENS - ME 036/95 Solos – Cimento Portland - Recebimento e aceitação.

________- ME 049/94 Solos - Determinação do Índice de Suporte Califórnia utilizando amostras não trabalhadas.

________-ME 080/94 Solos – Analise granulométrica por peneiramento.

________-ME 082/94 Solos – Determinação do Limite de Plasticidade.

________-ME 092/94 Solos - Massa Específica aparente ―”in situ”.

________-ME 122/94 Solos – Determinação do Limite de Liquidez.

DIAS, Wanderson Geraldo Gonçalves. Base de solo-cimento para pavimentos flexíveis. Monografia Centro Universitário UniEVANGÉLICA. Engenharia Civil, 2015.

MACEDO, Mirtes Maria de. Solos modificados com cimento – efeito no modulo de resiliência e no dimensionamento de pavimentos. Dissertação (mestrado) Universidade Federal de Pernambuco. CTG. Engenharia civil, 2004.

MONTE, Manuel Alexandre Valentim do. Aplicação de solo-cimento em pavimentos flexíveis. Dissertação (mestrado) Faculdade de Engenharia Universidade do Porto. Engenharia Civil, 2012.

NORMA DNIT 143/2010 – ES, Pavimentação – Base de solo-cimento - Especificação de serviço.

NORMA DNIT 164/2013-ME. Solos – Compactação utilizando amostras não trabalhadas

OLIVEIRA, Rodrigo Fidelis Viana de. Analise de dois solos modificados com cimento para dimensionamento de pavimentos. Dissertação (mestrado) Universidade Federal de Ouro Preto. Engenharia Geotécnica, 2011.

PROJETO EXECUTIVO DE ENGENHARIA PARA DUPLICAÇÃO E ADEQUAÇÃO DE CAPACIDADE E SEGURANÇA DA RODOVIA BR-153/GO – Contorno de Anápolis DNIT 2010.

SANBONSUGE, Kendi. Comportamento mecânico e desempenho em campo de base de solo-cimento. Dissertação (mestrado) Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Engenharia de Transportes, 2013.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-371

Refbacks

  • There are currently no refbacks.