Pesquisa científica na formação inicial de professores num curso de licenciatura em uma instituição de ensino superior / Scientific research in early teacher training in a bachelors degree in a higher education institution

Authors

  • Mateus de Souza Coelho Filho
  • Terezinha de Jesus Reis Vilas Boas
  • Lucia Helena Soares de Oliveira
  • Rubia Darivanda da Silva Costa

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n2-1172

Keywords:

Pesquisa Científica, Formação Inicial, Professores, Ensino Superior.

Abstract

 

Discuti sobre a pesquisa na formação inicial de professores, a qual faz uma ponte entre saberes, autonomia, ideias e teorias, acerca do campo social e educacional, desenvolvendo reflexão e criatividade. Objetivou compreender de que maneira a pesquisa científica contribui no processo formativo inicial de professores do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Foi desenvolvida numa Instituição de Ensino Superior no Baixo Amazonas. Os sujeitos foram professores em formação inicial do mencionado curso. O percurso metodológico foi embasado em Galiazzi (2011), Luckesi (2005), Demo (2012) dentre outros autores. A pesquisa é de natureza qualitativa, foi utilizado o método fenomenológico, utilizou-se como técnica de coleta dos dados o questionário. Os resultados mostram que os acadêmicos têm concepções de pesquisa como método sistemático, como processo rigoroso que os levam a compreender determinado fenômeno ou objeto. Sendo a pesquisa basilar para a formação inicial de professores, visto que os coloca frente aos desafios do campo educacional, os entraves que dificultam este processo se constituem desde a escolha do tema, execução da pesquisa, coleta de dados dentre outras questões.

References

BRASIL, Constituição da República Federativa do. Até a Emenda Constitucional n.72, de 2 de abril de 2013;In: Constituição do Estado de São Paulo, até a Emenda Constitucional n. 37, de 5 de dezembro de 2012 – São Paulo :Imprensa oficial do estado de São Paulo, 2013.

COELHO FILHO, Mateus de Souza; GONZAGA, Amarildo Menezes. IniciaçãoCientífica na Formação de Professores: contribuições epistemológicas. 1.ed – Curitiba: Appris, 2013.

DEMO, Pedro. Professor do futuro e reconstrução do conhecimento. Petrópolis:RJ: Vozes,2004.

___________.Educar pela pesquisa. 7. Ed. Campinas - São Paulo: Autores Associados, 2005.

___________.Pesquisa como Princípio Educativo na Universidade. In: Pesquisa em Sala de Aula: tendência para a Educação em novos tempos. Roque, Moraes, Valderez Marina do Rosário Lima. 3. Ed.- Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.

___________.Pesquisa: princípio científico e educativo.13.Ed.São Paulo: Cortez,2009).

FAZENDA, Ivani. Metodologia da pesquisa educacional.7.ed. São Paulo, Cortez, 2011.

GALIAZZI, Maria do Carmo. Educar pela Pesquisa: ambiente de formação de professores de ciências. Itajuí: Ed.Unijuí, 2011.

GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria A. S. Questões de método na construção da pesquisa em educação. 2.Ed.São Paulo: Cortez, 2011.

LAKATOS, E. M; MARCONI. M. A.Fundamentos de Metodologia Científica. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 5. Ed. Brasília, 20 de dezembro de 1996.

LUCKESI, Carlos Cipriano. Fazer universidade: uma proposta metodológica. 14. Ed, SP: Cortez, 2005.

MAZZILLI, Sueli. Ensino, pesquisa e extensão: Uma associação contraditória. Tese de Doutorado. São Carlos : SP. Universidade Federal de São Carlos, 1996.

PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo no Brasil: gênesee critica de umconceito. 4. Ed. São Paulo: Cortez, 2006.

Published

2019-01-17

How to Cite

Filho, M. de S. C., Boas, T. de J. R. V., Oliveira, L. H. S. de, & Costa, R. D. da S. (2019). Pesquisa científica na formação inicial de professores num curso de licenciatura em uma instituição de ensino superior / Scientific research in early teacher training in a bachelors degree in a higher education institution. Brazilian Journal of Development, 5(2), 1746–1761. https://doi.org/10.34117/bjdv5n2-1172

Issue

Section

Original Papers