World Café: metodologia ativa para a compreensão da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva / World Café: active methodology for the comprehension of the National Policy of Special Education in the Perspective of Inclusive Education
Abstract
Este artigo versa sobre a análise e aplicação da metodologia ativa denominada “World Café”. A realização dessa ação aconteceu em uma oficina com 15 participantes, dentre os quais pesquisadores, professores, estudantes de cursos da graduação e técnicos da educação, durante uma edição do Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente, em uma universidade pública do Ceará. Teve como objetivos: a) desenvolver ideias para a discussão e compreensão da importância do reconhecimento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI/2008) e dos outros serviços relacionados à Educação Inclusiva, a fim de instrumentalizar os professores no ensino a todos os alunos público-alvo da Educação Especial; b) e compreender as contribuições da técnica World Café na inovação docente no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, utilizamos como metodologia a abordagem qualitativa, enquanto a sua natureza decidiu-se pela pesquisa. Para a coleta de dados, optou-se pela observação participante. Os resultados demonstraram que a metodologia ativa denominada de World Café, enquanto ferramenta de trabalho criativa e colaborativa, proporciona a participação dos alunos de forma significativa e possibilita que todos sejam beneficiados no processo de ensino e aprendizagem, pois deslocam-se de um papel apenas receptivo para o de construtores ativos de todo o processo reflexivo sobre a temática selecionada.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
BARBOSA, E. F.; MOURA, D. G. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 39, nº 2, p. 48-67, maio/ago., 2013.
BRASIL. Congresso Nacional. Constituição de 1988: República Federativa do Brasil. Brasília: Centro Gráfico, 1988.
__________. Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394). Brasília: Centro Gráfico, 1996.
__________. Decreto nº 3.956, de 8 de outubro de 2001. Promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência. Brasília: Diário Oficial da União, 2001.
__________. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.
__________. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Brasília: Diário Oficial da União, 2009.
BROWN, J.; ISAACS, D. O World Café: dando forma ao nosso futuro por meio de conversações significativas e estratégicas. São Paulo: Cultrix, 2007.
CAFÉ WORLD COMMUNITY FOUNDATION. The World Café Community. 2015. Disponível em: . Acesso em: 19 mai. 2020.
FILATRO, A.; CAVALCANTI, C. C. Metodologias inovativas na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva Educação SA, 2018.
MACHADO, M. P. M.; PASSOS, M. F. D. O uso do world café como método de pesquisa junto às equipes de saúde. Escola Fiocruz de Governo, Fundação Oswaldo Cruz-Brasília. Investigação Qualitativa em Saúde. VI Congresso Ibero-Americano de Investigación Qualitativa. Anais... 2017.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão Escolar: o que é, por que, como fazer. São Paulo: Summus, 2015.
MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
MOTA, A. R.; ROSA, C. T. W. Ensaio sobre metodologias ativas reflexões e propostas. Revista Espaço Pedagógico, v. 25, nº 2, p. 261-276, 2018.
PAIM, I. M. Os impactos do enriquecimento escolar e da estimulação da memória operacional sobre o desenvolvimento cognitivo e moral de alunos do ensino médio. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Marília: UNESP, 2016.
SAMPIERE et al. Definição do alcance da pesquisa a ser realizada: exploratória, descritiva, correlacional ou explicativa. Metodologia de pesquisa. 5ª ed. Porto Alegre: Penso, p. 99-110. 2013.
SANCHO, J. M. et al. (Org). Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006.
SCRAMIN, P. M. Como facilitar um World Café? Disponível em: https://medium.com/@paulamanzottiscramin/como-facilitar-um-world-caf%C3%A9-b44a1a2ff336 Acesso em: 16 mai. 2020.
SILBERMAN, M. Aprendizado ativo: 101 estratégias ensinam qualquer assunto. Massachusetts: Ed. Allyn e Bacon, 1996.
RIBEIRO, R. de C. A aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma implementação na educação em engenharia. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis: UFSC, 2005.
UNESCO. Declaração de Salamanca sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. Conferência Mundial de Educação Especial. Salamanca. Espanha, 1994.
TEZA, P. et al. Geração de ideias: aplicação da técnica World Café. International Journal of Knowledge Engineering and Management. Florianópolis, v. 3, nº 3, p. 1-14, jul./out., 2013.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-355
Refbacks
- There are currently no refbacks.