Mecanismos sulcadores afetam a qualidade de semeadura de soja / Furrow openers affect in soybeans sow quality

Leandro Maria Gimenez, Lucas Cortinove

Abstract


A redução do tempo disponível para a semeadura da soja demanda maior capacidade operacional, resultando muitas vezes na supressão da adubação no sulco geralmente associada a mecanismos e ajustes da semeadora que demandam menor potência para operar em maior velocidade. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos da velocidade de deslocamento, ajuste de profundidade do sulcador tipo haste e de mecanismos para abertura do sulco do fertilizante sobre a distribuição de plantas e produtividade da soja. Um experimento no delineamento de blocos ao acaso, com nove tratamentos e cinco repetições foi conduzido. A semeadura foi realizada sobre a palha de milho em um solo com 658 g kg-1 de fração argila na composição granulométrica. Houve diferença estatística na faixa de solo mobilizada, emergência inicial, profundidade do sulco e da semente, qualidade da distribuição de sementes e população final de plantas em função dos tratamentos. A elevação da velocidade alterou número de espaçamentos inaceitáveis. Não ocorreu diferença estatística em produtividade, que oscilou entre 3341 kg ha-1 no tratamento com menor mobilização do solo e 3612 kg ha-1 naquele que provocou a maior mobilização.

 

 


Keywords


semeadura direta, velocidade de semeadura, mobilização do solo.

References


CONTE, O.; LEVIEN, R.; TREIN, C. R.; XAVIER, A. A. P.; DEBIASI, H. Demanda de tração, mobilização de solo na linha de semeadura e rendimento da soja, em plantio direto. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v.44, n.10, p.1254-1261, out. 2009.

FALKOSKI FILHO, J.; GARDIANO, C. G.; OLIVEIRA, G. M.; CAMARGO, L. C. M.; BALAN, M. G.; SAAB, O. J. G. A. Rendimento de grãos de soja em diferentes arranjos espaciais. Revista Agrarian, Dourados, v.6, n.19, p.107-109, jan. 2013.

VEIGA, C. M.; MILAN, M.; Desenvolvimento de um modelo empírico para a seleção de máquinas agrícolas na cultura da soja considerando o custo de pontualidade de semeadura. In: XXIX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2000, Fortaleza, 2000.

TOURINO, M. C. C.; REZENDE, P. M.; SALVADOR, N. Espaçamento, densidade e uniformidade de semeadura na produtividade e características agronômicas da soja. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v.37, n.8, p.1071-1077, ago. 2002.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-343

Refbacks

  • There are currently no refbacks.