Descritores de matemática para prova Brasil no nono ano do ensino fundamental: Uma revisão de literatura / Mathematical descriptors for proof Brazil in the nine year of fundamental education: A literature review

Josefa Silvana Silva, Josefa Natali Silva, Diógenes José Gusmão Coutinho

Abstract


Este artigo tem como tema os descritores de matemática para prova Brasil/SAEB(Sistema de Avaliação da Educação Básica), com o objetivo de questionar a seleção e aplicabilidade dos descritores elencados nas turmas do 9º anodo Ensino Fundamental, das escolas públicas localizadas em área urbana. Para regular os graus de aprendizagem, a avaliação escolhe questões com diversos níveis de dificuldade dentro de um mesmo descritor.

 

  

Keywords


Avaliação, Descritores de Matemática, Prova Brasil/SAEB

References


BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria Fundamental de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília. MEC/SEF, 1998.

COLADELLO, V. C. Prova Brasil: uma análise nos descritores de matemática e as Políticas públicas para uma educação de qualidade no ensino Público. Colégio Estadual Dario Vellozo. UNIOESTE – Universidade do Oeste do Paraná, 2016

PERRELLI, M. A. S. RESENDE, E. Prova Brasil/SAEB-matemática em escolas municipais de Campo Grande, MS: contextos e concepções de professores. 2011. Disponível em:. Acesso em: Jan/2019.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas/2017.

LUDKE, S. L. Análise do Conteúdo da Prova Brasil de Matemática para o 9º Ano. Escola de Implementação do Projeto e sua localização: C.E. Ulysses Guimarães Foz do Iguaçu/2013.

MACHADO, L. V. Avaliação de Larga Escala e Proficiência Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Matemática/2010.

SILVA, N. M. A. Matemática e educação matemática: re (construção) de Sentidos com base na representação social de acadêmicos. UNESP – campus de Rio Claro/SP, 2010.

MUNHOZ, D. P. Provinha Brasil de Matemática: um estudo sobre a aplicação piloto com ênfase no bloco de grandezas e medidas, Faculdade de Ciências Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Bauru – SP/ 2012.

PIVATTO, B. SCHUHMACHER, E. Conceitos de teoria da aprendizagem significativa sob a ótica dos mapas conceituais a partir do ensino de Geometria, Revemat. Florianópolis (SC), v. 08, n. 2, p. 194-221, 2013. disponívels em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat> Acesso em Jan/2019.

PLAZA, E. M. Questões do SAEB/Prova Brasil: um estudo referente ao campo aditivo, 2013.

RIBEIRO, I.C. Prova Brasil: Descritores de Avaliação de Matemática, UEPG e integrante do PIBIC – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/ 2011.

SILVA, L. C. M. VICTER, E. F. NOVIKOFF, C. Análise do rendimento escolar de turmas do 9º ano no simulado de matemática da prova Brasil: um estudo exploratório na rede pública municipal. Revista Signos, Lajeado, 2011. Disponível em Acesso em Jan/2019.

XAVIER, C. S. O. et al., Avaliação em matemática: investigando uma unidade escolar: Classificação dos Alunos à Perspectiva de Análise de sua Produção Matemática. Campinas: Papirus, 2016.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-339

Refbacks

  • There are currently no refbacks.