Intervenção pedagógica com jogos e brincadeiras na educação infantil/ Pedagogical intervention with games and play in children's education

Rafaella Matos dos Santos, Thalya Rodrigues de Castro, Alzenira de Carvalho Miranda

Abstract


O presente relatório visa contribuir para o desenvolvimento social e intelectual da criança, envolvendo brincadeiras e jogos para numa aprendizagem criativa. Em busca de sustentação teórica ao estudo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica com vários autores. O relato tem como objetivo verificar a importância da ludicidade na Educação Infantil, mais especificamente na turma de Maternal II, de um Centro Municipal Infantil, da cidade de Formosa – GO. Foi utilizada metodologia de natureza qualitativa descritiva durante a realização de todo o trabalho com as crianças. Foram realizadas 05 observações de aulas, em diversas turmas e a seguir 8 intervenções pedagógicas. Participaram dessa intervenção 15 crianças, sendo 10 meninos e 05 meninas com idades entre 2 anos e 2 anos e meio. As intervenções foram dirigidas por duas acadêmicas do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás, do Campus Formosa, durante o Estágio Supervisionado na Educação Infantil I. No decorrer das intervenções foi possível observar um grande avanço na participação e no desenvolvimento motor e cognitivo das crianças. Durante a realização das atividades propostas observou-se o manuseio de materiais lúdicos, o contato com diferentes texturas, o estímulo da coordenação motora fina e grossa e brincadeiras orientadas. Os resultados mostram o quanto é prazeroso para a criança que aprende, agir sobre o material e aprender fazendo.


Keywords


Jogos, Atividades Lúdicas, Brincadeiras.

References


BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. PDF. Brasília, DF. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacional para a Educação Infantil. PDF. Brasília, DF. 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. PDF.Brasília, DF. vol. 3. 1998.

LUPIAÑEZ, TeodósiaPavón. Os três primeiros anos. In:ASSIS, Mucio Camargo de; MANTOVANI, Orly Zucatto de Assis. PROEPRE: Fundamentos teóricos e prática pedagógica para a educação infantil. Campinas, SP: Graf: FE; IDB, 2010.

MANTOVANI, Orly Z. de Assis. As necessidades das crianças pequenas. In: ASSIS, Mucio Camargo de; MANTOVANI, Orly Zucatto de Assis. PROEPRE: Fundamentos teóricos e prática pedagógica para a educação infantil. Campinas, SP: Graf: FE; IDB, 2010.

MANTOVANI, Orly Z. de Assis. Conhecimento físico, conhecimento lógico matemático e conhecimento social. In: ASSIS, Mucio Camargo de; MANTOVANI, Orly Zucatto de Assis. PROEPRE: Fundamentos teóricos e prática pedagógica para a educação infantil. Campinas, SP: Graf: FE; IDB, 2010.

MACHADO, José Ricardo Martins. NUNES, Marcus Vinícius da Silva. Educação Física na educação infantil. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.

MARINHO, Hermínia Regina Bugeste; JUNIOR, Moacir Ávila de Matos. et. al. Pedagogia do movimento: universo lúdico e psicomotricidade. Curitiba: Ibpex, 20. ed. 2007.

RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica. Curitiba: Ibpex, 20. ed. 2007.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-317

Refbacks

  • There are currently no refbacks.