Acessibilidade e tecnologias assistivas:Sentidos da Educação/ Accessibility and assistive technologies:Senses of Education

Olira Saraiva Rodrigues, Cláudia Helena Dos Santos Araújo, Mary Aurora da Costa Marco

Abstract


Este artigo objetiva percorrer os sentidos da educação e tecnologia em coexistência com a cultura de acessibilidade, convocando o pensamento em convergências teóricas e suas relações. Metodologicamente, a pesquisa é básica estratégica, de abordagem qualitativa, diante de um método dedutivo de investigação, com o procedimento que indica uma pesquisa bibliográfica e documental. Este estudo delineia aspectos de inclusão digital e social na educação, diante de discussões políticas que proponham dignidade e equidade a todos, na concepção de especificidades, em particular, diante de condições consideradas de deficiência.


Keywords


Educação; Acessibilidade; Tecnologias assistivas; Inclusão social e digital.

References


ARAÚJO, Cláudia Helena dos Santos. A formação dos modos de pensar mediada pelo computador e pelo professor: uma análise Vygotskyana. II Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino (EDIPE), 2007. Disponível em http://www2.unucseh.ueg.br/ceped/edipe/anais/IIedipe/pdfs/a_formacao_dos_modos_de.pdf

BRASIL, Lei 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm, Acesso em: jun 2019.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo, Paz e Terra, 1999.

LEMOS, André. Prefácio. In: BONILLA, Maria Helena Silveira, PRETTO, Nelson de Luca. Inclusão digital: polêmica contemporânea. Salvador: EDUFBA, 2011, v.2.

LIMA, Eunice Tavares Silveira. Política de Inclusão: um estudo da Rede Pública de educação em Jataí-Goiás 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.

MARCON. Mary Aurora da Costa. As relações entre tecnologias e educação em produções acadêmicas sobre formação de professores no PROINFO. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2015.

ROCHA. Cleomar. Acessibilidade para quem? In: ROCHA, Cleomar. SANTANA, Vanessa. Acessibilidade práticas culturais e tecnologia assistiva para a cidadania. Goiânia: Gráfica UFG. 2018.

RODRIGUES, Olira Saraiva; ROCHA, Cleomar de Sousa. Cultura Digital em espaços de ensino não formal: perspectivas e prospecções. VII World Congress on Communication and Arts. April 20 - 23, Vila Real, PORTUGAL, 2014.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-313

Refbacks

  • There are currently no refbacks.