A influência do nacionalismo de Delgado de Carvalho no currículo de geografia, do ensino secundário de 1935, proposto por Maria Conceição Vicente de Carvalho, Pierre Monbeig e Aroldo de Azevedo / The influence of Delgado de Carvalho nationalism in the geography curriculum, from 1935 secondary education, proposed by Maria Conceção Vicente de Carvalho, Pierre Monbeig and Aroldo de Azevedo

Márcia Cristina de Oliveira Mello, João Luiz Cuani Junior

Abstract


Este artigo traz um recorte de uma pesquisa aprovada com auxílio da FAPESP, na qual busca-se discutir o currículo do ensino de Geografia proposto por Maria Conceição Vicente de Carvalho, Pierre Monbeig e Aroldo de Azevedo. Buscamos entender quais foram os fatores políticos e educacionais que influenciaram os conteúdos e as metodologias para o ensino de Geografia nos anos de 1930. No contexto do final do século XVIII e início do século XIX entre as necessidades do Estado estava a consolidar um Estado-Nação, a partir do sentimento de pertencimento do território nacional. No campo do ensino de Geografia buscava-se combater os ensinamentos de uma Geografia tradicional com caráter mnemônico onde deveria ser deixado de lado os ensinamentos puramente destinados a memorização, portanto, divulgavam-se as premissas de uma “Geografia moderna” em que os alunos deveriam se sentir contagiados pelo espírito geográfico. Neste sentido, o currículo pensado por Maria Conceição Vicente de Carvalho, Pierre Monbeig e Aroldo de Azevedo pretendia perpetuar essa nova concepção de Geografia.


Keywords


Ensino de Geografia, Geografia e nacionalismo, Divisão regional.

References


NAGLE, Jorge. Educação e sociedade na Primeira República. Rio de Janeiro: DPA, 2009.

PIRES, Marcelo Raimundo. Representações de Brasil em Delgado de Carvalho. 102 f. Tese (Mestrado em educação). Piracicaba: UNIMEP, 2006

MONBEIG, Pierre; AZEVEDO, Aroldo de; CARVALHO, Maria Conceição Vicente de. O ensino secundário da Geografia. Geografia, São Paulo, ano 1, n. 4, p. 107-113. 193.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib. A Geografia: pesquisa e ensino. In: CARLOS. Ana Fani Alessandri (Org). Novos caminhos da Geografia. São Paulo: Contexto, 1999. p.111-142.

VLACH, V. R. F. A propósito do ensino de Geografia: em questão, o nacionalismo patriótico. 1988. 206 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1988.

Fontes documentais

CARVALHO, Carlos Miguel Delgado de. Methodologia do ensino geographico: introducção aos estudos de Geographia moderna. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1925.

PROENÇA, Antônio Firmino. Como se ensina Geographia. São Paulo Melhoramentos, [1928].




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-314

Refbacks

  • There are currently no refbacks.