O PORTFÓLIO NO ENSINO SUPERIOR: docência reflexiva e avaliação formativa / THE PORTFOLIO IN HIGHER EDUCATION: reflective teaching and formative assessment

Martha Holanda da Silva, Gilvani Kuyven, Moacir Juliani

Abstract


Entende-se a autoavaliação e o portfólio como elementos propícios ao envolvimento em processos de reflexão e vivência como função formativa. O estudo apresenta uma experiência com a utilização do portfólio como instrumento, com acadêmicos do curso de licenciatura em Pedagogia. Cujo objetivo corresponde ao exercício da prática reflexiva sobre aprendizagens relativas às atividades educativas no espaço escolar de sala de aula. Além de proporcionar a vivência de incorporação da autoavaliação, ao processo de avaliação escolar. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter descritivo, que relata a experiência desenvolvida na Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde, com turmas do curso de licenciatura em Pedagogia, na disciplina de Fundamentos da Educação Infantil. A análise das produções dos acadêmicos em portfólios permite evidenciar e oportunizar a vivência da autoavaliação, que é significativa para desenvolver e construir a capacidade reflexiva. Observa-se nos portfólios análises, proposições e trajetórias que apontam para a superação de dificuldades e barreiras à aprendizagem em seu percurso formativo. A adoção de procedimentos de avaliação formativa é significativa para mediar a construção da aprendizagem dos acadêmicos.      

 

 


Keywords


Autoavaliação. Portfólio. Aprendizagem.

References


ALLESSANDRINI, Cristina Dias. Desenvolvimento de competências e a participação pessoal na construção de um novo modelo educacional. In PERRENOUD, Philippe. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.

ALVES, Júlia Falivene. Avaliação educacional. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2013.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeio: Paz e Terra. 2009.

GIL, Antônio Carlos, 1946- Como elaborar projetos de pesquisa/Antônio Carlos Gil. - 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002

HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Ed. Mediação, 2001.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Orgs). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2006.

SACRISTÁN, José Gimeno. A educação que ainda é possível: ensaios sobre uma cultura para a educação. Trad. CAMPOS, Valério. Porto Alegre: Artmed, 2007.

SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que avaliar? Como avaliar?: critérios e instrumentos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

SCHÖN, D.A. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad.Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000, 256p

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O Trabalho docente. 2 ed. Petrópolis: Ed. Vozes, 2005.

VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Virando a escola do avesso por meio da avaliação. Campinas: Ed. Papirus, 2008.

WACHOWICZ, Lilian Anna. Avaliação e aprendizagem. In VEIGA, Ilma Passos Alencastro(org). Lições de didática. São Paulo: Papirus, 2006.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-282

Refbacks

  • There are currently no refbacks.