Educação interprofissional na graduação:Os desafios sob a ótica dos acadêmicos no PET-Saúde em Manaus / Interprofessional education in graduation:The challenges from the perspective of academics at PET-Saúde in Manaus

Gabriella Bacellar Marques, Jéssica Márjorie Oliveira da Rocha, Loise Maria Baraúna Guedes

Abstract


Nos últimos anos, é crescente a disposição para a implementação da Educação Interprofissional (EIP) em saúde em diversos países, motivados pela limitação do modelo atual de formação, disciplinar e uniprofissional, que tem um paradoxo central: profissionais que trabalharão juntos são formados isoladamente. Portanto, esse artigo tem por objetivo descrever a experiência de acadêmicas de cursos da saúde que entraram em contato com a EIP através do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/Interprofissionalidade (PET-Saúde/Interprofissionalidade), e a percepção da ausência da EIP na graduação. A reflexão sobre a formação profissional em saúde torna-se importante, uma vez que o cuidado humano é complexo e o serviço ofertado está cada vez mais segmentado, sendo, por isso, necessário que o nó crítico desta problemática seja o quanto antes solucionado.

 


Keywords


Educação Interprofissional, Práticas Interdisciplinares, Comportamento Cooperativo, Relações Interprofissionais, Colaboração Intersetorial.

References


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Construindo caminhos possíveis para a Educação Interprofissional em Saúde nas Instituições de Ensino Superior do Brasil / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação na Saúde – 1. ed. rev. – Brasília: Ministério da Saúde, 2018.

COSTA, M.V. As complexas e dinâmicas necessidades em saúde. Unidade 1, Educação Interprofissional em Saúde, AVASUS. Acesso em: 17 de setembro de 2019.

GRADES CURRICULARES – UFAM. Disponível em Acesso em: 17 de setembro de 2019.

OMS. Marco para Ação em Educação Interprofissional e Prática Colaborativa (WHO/HRH/HPN/10.3)

REEVES, S. Why we need interprofessional education to improve the delivery of safe and effective care. Interface comun. saúde e educ, v. 20, n. 56, p. 185-197, 2016.

WELLER, J.; BOYD, M.; CUMIN, D. Teams, tribes and patient safety: overcoming barriers to effective teamwork in healthcare. Postgrad Med. J., v. 90, n. 1061, p. 149-154, 2014.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-280

Refbacks

  • There are currently no refbacks.