Metodologia de pesquisa de vazamentos em redes de distribuição de água através das pressões manometricas / Methodology for the research of leaks in water distribution netsthrough manometric gauges

Julio Surreaux Chagas, Luiz Antonio Ratkiewicz, Cristiano Vitorino da Silva

Abstract


A metodologia apresentada consiste  em medir as pressõesmanométricas em pontos das redes de distribuição enterrada através dos ramais de entrada de água dos prédios para pesquisar vazamentos.A seguir calcula-se a vazão de cada trecho pela Fórmula de Hazen-Williams. A comparaçãodas vazões  mostrará os trechos com  vazamentos de água.Os vazamentos  nas redes de distribuição enterradas são devido principalmente  a avarias  nos tubos e conexões,  e a ligações clandestinas. Esta metodologia é uma técnica  de baixo custo e fácil operação  que consideramos  uma alternativa ao uso do Geofone Eletrônico e o Correlacionador de Ruído que é empregado mundialmente na  detecção de vazamentos nas redes de distribuiçãode água.  As perdas  de água nas redes de distribuição  no Brasil são elevadas por falta de recursos técnicos e financeiros para combater o desperdício.Consideramos que a utilização desta metodologia irá ajudar economicamente as Companhias de Abastecimento de Água no Brasil a diminuir as perdas de água nas redes de distribuição.  


Keywords


Técnica de detecção de vazamentos em redes de água.

References


ALLIANCE. Aliança para Conservação de Energia – Livro: Água e Energia.2002.p.32.34.159p.

Conejo, J.G.L; Lopes, A.R.G.; Marcka, E.; Medidas de redução de perdas:elementosparaplanejamento, Brasília: PNCDA, 1999, p.43 p.(DTA C3).

Gonçalves,E.;Alvim, P.R.A; Gomes, A.S.Pesquisae combate a vazamentos nãovisíveis.Volume.3.Brasília:SNSA,2007.p.30-48.83.86p.www.cidades.gov.br/pnca.

Macintyre, A.J.; Manual de Instalações Hidráulica e Sanitárias; Livros Técnicos eCientíficos.

Editora2015. Cap.1, p. 2, 18. 324p.

OMS. Organização Mundial da Saúde. Jornal ZH.RGS. 1º/02/2015. Título: “O Brasil conta

gotas”, p.16.17.

Petresin, E; Fridl, S; Jecl, R.; Leak detection in some European waterworks systems.In: CIB W 62 Internacional Symposium, 28., Iasi, Romania,2002. Anais… Isai: CIB, 11 p.

Silva, G.S.; Tamaki, H. O.; Loureiro, R. S.; Gonçalves,O. M. Eliminação de vazamentos emredes externas no contexto de programas de uso racional da água. Universidade de S. Paulo.2008. p.46.51p.

SNIS. Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento. Diagnóstico dos Serviços deÁgua e

Esgotos-2018.http://snis.gov.br. Acesso em: 09.05.2018. Ref.: IN049; FN002.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n2-1153

Refbacks

  • There are currently no refbacks.