Desenvolvimento de uma ferramenta para dimensionamento de um sistema para movimentação de carga por roletes acionados/ Development of a tool for dimensioning a system for handling load by driving rollers

Guilherme Cortelini da Rosa, Gabriel Luis Diehl

Abstract


A crescente expansão da automação industrial no cenário nacional, principalmente com a Indústria 4.0 e a robótica, impacta o crescimento da tecnologia aplicada aos sistemas de transporte interno de materiais. Nesse cenário, as esteiras de roletes proporcionam excelência no transporte de uma gama extremamente variada de produtos, e seu projeto inicia na coleta de informações acerca de sua aplicação, abrange a seleção de roletes e de sistemas de acionamento e transmissão, os cálculos de resistência estrutural e as análises dinâmicas. O foco deste trabalho é criar uma planilha de cálculo que contenha a estrutura necessária para o correto desenvolvimento do projeto destes equipamentos. Após a obtenção dos dados de entrada e tomando como base as equações específicas de cada sistema, a planilha: 1) executa os cálculos de validação estrutural da base de sustentação e do suporte dos roletes; 2) apresenta os dados de potência, rotação e fator de serviço para acionar a esteira; 3) seleciona automaticamente o rolete adequado para a esteira; 4) valida o sistema de transmissão apresentado para a esteira, com base nas potências de transmissão admissíveis conforme a ANSI; possibilitando o projeto executivo assertivo desse sistema de transporte.

 


Keywords


Esteiras. Roletes. Projeto mecânico. Planilha eletrônica.

References


BEER, Ferdinand P.; et al. Mecânica dos materiais. 7. ed. Porto Alegre: AMGH, 2015.

BUDYNAS, Richard G.; NISBETT, J. Keith. Elementos de máquinas de Shigley: projeto de engenharia mecânica. 8. ed. Porto Alegre: AMGH, 2011.

GROOVER, Mikell P. Automação industrial e sistemas de manufatura. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2015.

HIBBELER, Russel Charles. Resistência dos materiais. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

INTERROLL. Planning Basis. 2011. Disponível em: < https://www.interroll.se/fileadmin /user_upload/Downloads__PDF_/Rollers/Catalog_2018/Planning_section.pdf>. Acesso em: 18 fev. 2019.

INTERROLL. Roletes de Transporte. 2011. Disponível em: . Acesso em: 18 fev. 2019.

NORTON, Robert L. Projeto de máquinas: uma abordagem integrada. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013

NSK. Rolamentos. 2013. Disponível em: . Aceso em: 12 out. 2019

SEW-EURODRIVE. Motorredutores. 2006. Disponível em . Acesso em: 20 abr. 2019.

SEW-EURODRIVE. Seleção de acionamentos: Métodos de cálculo e exemplos. Volume 1. 2007. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2019.

SHIGLEY, Joseph E.; MISCHKE, Charles R.; BUDYNAS, Richard G. Projeto de engenharia mecânica. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.

TSUBAKI. Correntes de transmissão. 2012. Disponível em . Acesso em: 15 out. 2019




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-257

Refbacks

  • There are currently no refbacks.