Uma aplicação do problema da dieta para se encontrar o menor custo de refeições diárias para idosos na cidade de Monte Carmelo – MG / An application of the diet problem to find the lowest cost of daily meals for the elderly in the city of Monte Carmelo – MG

Danilo Elias de Oliveira, Ana Clara André Borges, Vinycius Vieira da Silva

Abstract


A programação linear é um importante e muito utilizado ramo da pesquisa operacional. O “problema da dieta” é uma classe de problemas da programação linear onde o objetivo consiste em selecionar um conjunto de alimentos que satisfaçam um conjunto de necessidades nutricionais diárias a um custo mínimo. O foco deste trabalho consistiu em resolver um problema desta classe considerando: alimentos mais usualmente consumidos na cidade de Monte Carmelo – MG, como por exemplo, arroz, feijão, frango, peixe, carne vermelha, verduras, legumes e frutas; o custo médio destes alimentos nos mercados da cidade; e as recomendações máximas e mínimas de ingestão diária de nutrientes para idosos (adultos acima de 70 anos). Os dados nutricionais destes alimentos foram obtidos a partir da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO, criada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação – NEPA. As recomendações de ingestão de nutrientes foram obtidas a partir do site do National Institutes of Health – NIH, centro de pesquisa do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos. De posse destas informações, criamos um modelo de programação linear que representa o problema da dieta para este público-alvo. Para resolver este modelo, utilizamos o software LINGO do qual obtivemos uma dieta no custo de R$6,92 em refeições diárias. Um custo bem baixo, principalmente, quando comparado aos preços de refeições em restaurantes na cidade. Realizando pequenos ajustes no modelo, foi possível, também, verificar a importância do brócolis em uma dieta, por ser um alimento barato e possuir um alto valor nutricional.


Keywords


Programação Linear, Problema da dieta, Idosos (mais de 70 anos).

References


ARENALES M. et. al. Pesquisa operacional. Rio de Janeiro. Elsevier. 2007.

BAIO, F.H.R.; RODRIGUES, A.D.; SANTOS, G.S.; SILVA, S.P. Modelagem matemática para seleção de conjuntos mecanizados agrícolas pelo menor custo operacional. Engenharia Agrícola, Jaboticabal, v. 33, n. 2, p. 402-410, 2013.

BERGER, R., TIMOFEICZYK Jr, R., CARNIERI, C., LACOWICZ, P. G., JUNIOR, J. S., & BRASIL, A. A. (2003). Minimização de custos de transporte florestal com a utilização da programação linear. Floresta, 33(1).

CAIXETA FILHO, J. V. Pesquisa operacional: técnicas de otimização aplicadas a sistemas agroindustriais. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

CAVALCANTE, D. M., & dos SANTOS, E. S. (2019). Utilização da programação linear para maximização dos lucros da produção de pães em uma empresa de panificação/Use of linear programming to maximize the profits of bread production in a baking company. Brazilian Journal of Development, 5(12), 28501-28511.

CENCI, V. R. (2019). Otimização de receita de uma escola de idiomas através do uso da programação linear/Recovery optimization of a language school through the use of linear programming. Brazilian Journal of Development, 5(12), 30773-30783.

COUTO, R.F.; CUNHA, J.P.B.; REIS, E.F. Modelo de programação linear para seleção de diferentes formas de pulverização agrícola para cana-de-açúcar. Engenharia na Agricultura, Viçosa, MG, v. 20, n. 6, p. 529-536, 2012.

JUSTUS, C. C., SPAK, M. D. S., & COLMENERO, J. C. (2012). Planejamento de dietas para restaurantes universitários utilizando programação linear inteira e programação por metas. Revista ADMPG, 5(2).

KRIPKA, R. M. L., & PECCATI, C. (2014). UMA VARIAÇÃO PARA O PROBLEMA CLÁSSICO DA DIETA: A MINIMIZAÇÃO DO CONSUMO DE CALORIAS. Revista CIATEC-UPF, 6(1).

PEREIRA, M. R., & da CUNHA, R. F. (2019). Aplicação do simplex para a otimização de lucratividade de um posto de combustível/Application of simplex for profitability optimization of a fuel station. Brazilian Journal of Development, 5(7), 8833-8844.

PRADO, D. S. Programação linear. Belo Horizonte: Editora de Desenvolvimento Gerencial, 1999.

dos SANTOS, M.; SAMPAIO, R. T.; MARTINS, E. R.; WALKER, R. A. Aplicação da programação linear na formulação de uma dieta de custo mínimo: estudo de caso de uma empresa de refeições coletivas no Estado do Rio de Janeiro. Disponível em: Anais do XIII Encontro Mineiro de Engenharia de Produção – EMEPRO. Juiz de Fora (MG), 2017.

dos SANTOS, M., & QUINTAL, R. S. (2016). Problema de Programação Linear da Dieta Aplicado à Nutrição de Suínos. Revista em Agronegócio e Meio Ambiente, 9(2), 251-271.

SILVA, E. M. et al. Pesquisa operacional: programação linear, simulação. São Paulo: Atlas, 1998.

STIGLER, G. (1945). The Cost of Subsistence. Journal of Farm Economics, 27(2), 303-314.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-229

Refbacks

  • There are currently no refbacks.