Educação e desenvolvimento social: reflexões que se intercruzam / Education and social development: reflections

Elízia Peres Celestino, Neila Gonçalves Vinete, Ana Claudia da Silva Oliveira da Cruz, Marinez dos Santos de Paula, Eulina Maria Leite Nogueira

Abstract


Os direitos individuais e coletivos garantidos na Constituição Federal (CF) de 1988 são um marco na história da sociedade brasileira, especificamente, no que diz respeito ao aspecto político e social, que por suas interligações nos vemos diante de contradições que afetam o que foi conquistado através deste importante documento. O presente artigo é resultado dos estudos realizados em uma das disciplinas do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades da Universidade Federal do Amazonas/UFAM, Campus do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente/IEAA. Essa pesquisa foi realizada baseada na revisão bibliográfica de autores que deram suporte para os estudos e discussões nas aulas, em destaque Cury (2002); Pascoal (2004) e Sen (2010) que levantam ponderações sobre o direito à educação que perpassa pelo desenvolvimento social e quando não oferecidos como preconiza a CF, podem ser considerados como privações da liberdade do indivíduo. Portanto, o direito à educação como bem essencial requer de seus atores envolvidos, ações votadas para o cumprimento na prática dos direitos das crianças e adolescentes. Para isso é urgente que o poder público crie uma política educacional adequada com prioridade a solucionar definitivamente problemas sociais que se prolongam por muitas décadas.

 

 

 


Keywords


Educação. Desenvolvimento social. Política educacional.

References


ALMEIDA, Raimundo Neves. Retalhos históricos e geográficos de Humaitá: documentos históricos de Humaitá 1869 a 1970. 2. ed. Porto Velho: [s.d.]. 2005.

BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988. 53. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2018.

BRASIL, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/IBGE. Cidades. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/am/humaita. Acesso: 22 mai. 2018.

BRASIL, Planejando a Próxima Década Conhecendo as 20 Metas do Plano Nacional de Educação. Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (MEC/ SASE), 2014.

BRASIL, Plano Nacional de Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pne. Acesso em: 22 mai. 2018.

CHANG, Há-Joon. Chutando a escada: a estratégia do desenvolvimento em perspectiva histórica. São Paulo: Editora UNESP, 2004.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Direito à Educação: Direito à Igualdade, Direito à Diferença. Cadernos de Pesquisa, n. 116, p. 245-262, julho/2002.

GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da Educação. São Paulo perspectiva, 2000.

GOLDEMBER, José. O repensar da educação no Brasil. Estudos avançados, 1993.

ODS. Relatórios Dinâmicos: Monitoramento de indicadores. Educação de qualidade. Disponível em: http://rd.portalods.com.br/relatorios/13/educacao-de qualidade/BRA001013026/humaita-am. Acesso 22 mai 2018.

PASCOAL, Miriam. Qualidade de vida e educação. Revista de Educação PUC-Campinas, n. 17, p.37-45, novembro 2004.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como Liberdade. Cia das Letras, 2010.

TORRES, Iraildes Caldas. Humaitá: ecos de um povo. Manaus: Editora Universidade Federal do Amazonas. Editora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, 2007.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-227

Refbacks

  • There are currently no refbacks.