Aplicação da metodologia Wavelet Shrinkage para redução de sinais ruidosos em Eletrocardiograma / Application of Wavelet Shrinkage methodology to reduce noisy signals on Electrocardiogram

Maria Luiza de Oliveira Rodrigues Pereira, Isabela de Carvalho Favareto, Raquel Romes Linhares

Abstract


O eletrocardiograma (ECG) é o registro do sinal elétrico resultante da diferença de potencial coletada durante atividade cardíaca. O eletrocardiógrafo é um equipamento que possui os propósito e intuito de medir, filtrar, amplificar e ilustrar o sinal adquirido de ECGs. Quaisquer sinais de tensão ou corrente indesejados podem ser classificados como ruídos em projetos eletrônicos. Referindo-se à análise de um ECG, os ruídos são diversos, já que podem influenciar o exame de algumas maneiras. Com o propósito de obter sinais de eletrocardiograma, um circuito eletrônico de placa impressa de um eletrocardiógrafo foi confeccionado e o objetivo principal do trabalho é eliminar o ruído do sinal confeccionado utilizando a metodologia de Wavelet Shrinkage. 

 


Keywords


ECG, Eletrocardiograma, Sinal Ruidoso, Wavelet Shrinkage.

References


Vera Lucia da Silveira Nantes Button, Eletrocardiógrafo e monitor cardíaco, Texto de Apoio 2, 2012.

Ângela Patrícia Ramos e Bolivar Saldanha Sousa, Eletrocardiograma: princípios, conceitos e aplicações, Centro de Estudos de Fisiologia do Exercício, 2007.

Sávio Rennan Melo et al., Redução de Ruídos no Sinal de ECG Usando um Filtro Passa Alta, Encontro de Computação do Oeste Potiguar ECOP/UFERSA, 2017.

da Costa, R. P., de Souza, J. L. D. S., & Miranda, F. O. (2019). Transformada wavelet de fourier aplicada a análise de sinais ruidosos/Transformed fourier wavelet applied to the analysis of noisy signals. Brazilian Journal of Development, 5(6), 6509-6527.

Donoho, D.L. and I.M. Johnstone, Ideal Spatial Adaptation via Wavelet Shrinkage, Biometrika, Vol. 81, 425-455, 1994.

Donoho, D.L. and I.M. Johnstone, Adapting to Unknown Smoothness via Wavelet Shrinkage, Journal of the American Statistical Association, Vol. 90, 1200-1224, 1995.

Emanuel Fernando Maia de Souza, Luiz Alexandre Peternelli e Márcio Pupin de Mello, Software Livre R: aplicação estatística, 2014.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-177

Refbacks

  • There are currently no refbacks.