A matemática nas tentativas de criação de uma escola normal em São Luís / Mathematics in attempts to create a normal school in São Luís

Waléria de Jesus Barbosa Soares

Abstract


O presente texto apresenta como se deu o processo de criação de uma Escola Normal na cidade de São Luís, no período oitocentista, e assim, busca resgatar qual matemática, ou conteúdos matemáticos, eram pensados para a formação dos professores que ensinariam matemática. A metodologia qualitativa de abordagem histórico-documental toma como fontes primárias as leis e regulamentos educacionais da província do Maranhão, além de outros documentos referentes à criação e funcionamento de instituições escolares no Estado, no período investigado. Todos esses documentos foram encontrados na Biblioteca Pública Benedito Leite, na Biblioteca Josué Montelo e no Arquivo Público do Estado do Maranhão.  Constatamos que, a matemática esteve presente em todas as tentativas de criação de uma Escola Normal no século XIX, porém a cidade de São Luís só veio a ter a escola funcionando, de fato, no século XX.


Keywords


Escola Normal, Ensino de Matemática, Maranhão oitocentista.

References


ALMANAK Administrativo da Província do Maranhão - 1869 a 1875.

ARANHA, M. L. de A. História da Educação. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1996.

BURKE, P. A escrita da história. São Paulo: Editora UNESP, 2005.

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. 2. v. Porto Alegre: Teoria e Educação, 1990.

LE GOFF, J. História e memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1996.

MARANHÃO. Decreto N° 21 de 15 de abril de 1890.

_____. Lei Provincial 76/1838.

MOACYR, P. A instrução e o império: subsídios para a história da educação no Brasil (1823-1853). São Paulo: Editora Nacional, 1936.

_____. A instrução e as províncias. 2. v. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1939.

SALDANHA, L. L. A instrução pública maranhense na primeira década republicana. Imperatriz: Ética, 2008.

TANURI, L. M. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação. n. 14. Mai/Jun/Jul/Ago, 2000.

VIVEIROS, J. Apontamentos para a história da instrução pública e particular no Maranhão. Revista de Geografia e História. São Luís. v. 4, p. 3-43, dez, 1953.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-170

Refbacks

  • There are currently no refbacks.