O jogo das relações ecológicas como estratégia metodológica no ensino da biologia / The game of ecological relationships as a methodological strategy in the teaching of biology

Authors

  • Thaís da Silva Santos
  • Amanda Pereira dos Santos
  • José Eudes da Silva Texeira de Carvalho
  • Letícia Micheline Silva dos Santos
  • Jefferson de Lira Barros
  • Mariama Cavalcanti de Almeida
  • Eliézer Henrique Pires Aciole

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-167

Keywords:

Estratégias metodológicas, lúdico, jogos didáticos, aprendizagem, Relações ecológicas.

Abstract

Em tempo de grandes avanços tecnológicos, há vários inumeráveis atrativos digitais, existe grande necessidade que os professores desenvolvam estratégias metodológicas capazes de despertar o interesse e atenção de estudantes nas disciplinas, porém sem perder a consistência dos conteúdos. Este artigo relata a experiência da aplicação de um jogo sobre Relações Ecológicas, desenvolvido pelos autores, para o ensino de Biologia. O objetivo foi verificar a validade da utilização de metodologias diferenciadas – neste caso específico, o jogo como método de construção na aprendizagem. Para analisar a eficácia do jogo, como reforço do conteúdo abordado, foi realizado um questionário pré-teste; seguido de aulas teóricopráticas e da aplicação do jogo com 1000 alunos da Rede Púbica estadual. Um pós-teste foi utilizado com o intuito de comparar se houve um melhor entendimento do conteúdo. Foi possível observar, ao final da pesquisa, que o jogo auxiliou na compreensão e no reforço do conteúdo sobre relações ecológicas e que a dinâmica desenvolvida mostrou-se atraente e eficaz para os estudantes.

References

BRANDO, F; PALHACI, T. Y. CALDEIRA, A. Proposta didática para o ensino de ecologia. Anais... Barcelona, n. 8, 2009.

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.

CHARLOT, B. A mistificação pedagógica: realidades sociais e processos ideológicos na teoria da educação. Rio de janeiro: editora Guanabara, 1976.

GOUVEIA, S. C. G. C. (2008). O jogo digit@l: Um estudo de caso com clãs do Funchal e do Faial. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pedagogia do E-learning, Universidade Aberta, Lisboa.

GRANDO, R. C. O jogo na educação: aspectos didático-metodológicos do jogo na educação matemática. Campinas: UNICAMP, 2014. Acesso em: 05 de Out. de 2018.

JACOBI, P. Educação Ambiental, Cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, 2003.

LACREU, L. I. Ecologia, Ecologismo e Abordagem Ecológica no Ensino das Ciências Naturais: Variações sobre um Tema. In: WEISSMANN, H. (org.) - Didática das Ciências Naturais - contribuições e reflexões. Porto Alegre: Ed. Artmed. Cap. 5, p 127-151, 1998.

MANANZAL,R.F. ; JIMÉNEZ,M.C. La enseñanza de la ecología. Un objetivo de la educacion ambiental. Enseñanza de las Ciencias, 13 (3):259-311, 1995.

MARCONDES, M. M. : Brinquedo-sucata e a criança: a importância do brincar: atividades e materiais, Publicado por Edições Loyola, 2001.

PEDROSO, C.V. Jogos didáticos no ensino de biologia: uma proposta metodológica baseada em módulo didático. IX Congresso Nacional de Educação-EDUCERE. III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. PUCPR, Curitiba, 2009.

RITZMANN, C. D. S. O Jogo na atividade de ensino. Dissertação de Mestrado, São Paulo, 2009. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26012011-141257/ptbr.php> Acesso em: 30 de out. de 2018.

VERRI, J. B. A utilização de jogos aplicados no ensino da Geografia, “Revista Percurso – NEMO”, Maringá, nº 1, 2009.

Published

2020-06-07

How to Cite

Santos, T. da S., Santos, A. P. dos, Carvalho, J. E. da S. T. de, Santos, L. M. S. dos, Barros, J. de L., Almeida, M. C. de, & Aciole, E. H. P. (2020). O jogo das relações ecológicas como estratégia metodológica no ensino da biologia / The game of ecological relationships as a methodological strategy in the teaching of biology. Brazilian Journal of Development, 6(6), 35246–35254. https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-167

Issue

Section

Original Papers