Contribuições da educação emocional para o desenvolvimento do estudante/ Contributions from emotional education to student development

Karilene Ádria Silva de Medeiros, Karidja Kalliany Carlos de Freitas Moura

Abstract


O presente artigo tem como objetivo revelar por meio de uma discussão teórica as contribuições da educação emocional para o desenvolvimento do estudante. A importância da escola da vida do ser humano já é muito conhecida, a partir disso a educação emocional vem ganhando forma nesse âmbito. Esse tema apesar de ser novo, relativamente, nas escolas que o desenvolvem apresentam grande destaque no aprendizado e no crescimento integral do aluno dentro e fora da escola, a curto, médio e longo prazo. Partindo desse pressuposto apresentaremos as contribuições da educação emocional para o crescimento do aluno, através de uma discussão teórica, partindo de artigos sobre o assunto. Em conclusão foi visto de fato o crescimento do aluno, melhorias de notas, melhoria na comunicação e no futuro apresentam características desejas pelo mercado de trabalho.


Keywords


Educação emocional, Escola, Estudante, Desenvolvimento, Sociedade.

References


ABED, Anita Lilian Zuppo. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem eo sucesso escolar de alunos da educação básica. Construção psicopedagógica, v. 24, n. 25, p. 8-27, 2016.

CARDEIRA, A. Educação emocional em contexto escolar. Portal dos Psicólogos, 2012.

DE MATTOS, Mauro Gomes; JÚNIOR, Adriano José Rossetto; RABINOVICH, Shelly Blecher. Metodologia da pesquisa em educação física: construindo sua monografia, artigos e projetos. Phorte Editora, 2017.

LUZ, Margarida. Implicações das necessidades complexas de comunicação na competência emocional das crianças. 2016. Tese de Doutorado.

MATURANA, Humberto R. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

MIGUEL, Fabiano Koich. Psicologia das emoções: uma proposta integrativa para compreender a expressão emocional. Psico-usf, v. 20, n. 1, p. 153-162, 2015.

NUNES-VALENTE, Maria; MONTEIRO, Ana Paula. Inteligência emocional em contexto escolar. Revista Eletrónica de Educação e Psicologia, v. 7, p. 1-11, 2016.

PATRÍCIO ARRUDA, Marina. O paradigma emergente da educação: o professor como mediador de emoções. ETD-Educação Temática Digital, v. 14, n. 2, p. 290-303, 2012.

RÊGO, Claudia Carla de Azevedo Brunelli; ROCHA, Nívea Maria Fraga. Avaliando a educação emocional: subsídios para um repensar da sala de aula. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 17, n. 62, p. 135-152, 2009.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-140

Refbacks

  • There are currently no refbacks.