Os reflexos do estágio curricular na vida profissional dos egressos do ensino superior do Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos / The reflexes of the curricular internship in the professional life of the higher education graduates of the Goiano Federal Institute - Campus Morrinhos

Lucivone Maria Peres de Castelo Branco, Thaís Furtado Mendes, Márlon Luiz de Almeida, Daniela Lourenço Ferreira

Abstract


O presente trabalho tem como objetivo compreender a importância e a dinâmica do estágio curricular obrigatório, na formação complementar para a vida profissional dos estudantes do ensino superior. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos no Estado de Goias, abrangendo os alunos Egressos dos cursos superiores da Instituição, e que realizaram estágios durante a conclusão do seu curso. Inicialmente é feita a exposição dos dados obtidos da pesquisa junto aos Egressos, em seguida é feita a análise dos resultados, levando em consideração o questionário aplicado aos Egressos. Posteriormente analisados, os dados indicam que o estágio é de suma importância para auxiliar os egressos a seguir o caminho para o primeiro emprego. O objetivo geral do estudo foi de investigar se o estágio curricular dos cursos superiores do Instituto Federal Goiano -Campus Morrinhos - tem contribuído para a colocação profissional de seus egressos. Conclui-se que durante o estágio curricular o estudante adquire maiores possibilidades de ingresso no mercado de trabalho em sua área de formação, contatos com empresas e profissionais da sua área de graduação, identifica-se a ânsia dos estagiários em ingressar no mercado de trabalho. Com base nos resultados da pesquisa, no que se refere aos objetivos do trabalho entende-se que a maioria dos Egressos entrevistados afirma estarem atuando em seu ramo de formação acadêmica, e percebe-se que o estágio curricular contribuiu para essa colocação profissional.


Keywords


Estágio curricular; Vida Profissional; Ensino Superior

References


ALMEIDA, Denise Ribeiro de; LAGEMANN, Letícia; SOUSA, Silvio Vanderlei Araujo. A importância do estágio supervisionado na formação do Administrador. 30° Encontro do ANAPAD, 23 a 27 de Setembro de 2006 - Salvador/BA-Brasil.

BORSSOI, Berenice Lurdes. O estágio na formação do docente: da teoria a prática, ação- reflexão. 1° Simpósio Nacional de Educação XX Semana da Pedagogia. 11, 12, 13 de Novembro de 2008, Unioeste - Cascavel/PR.

CERVO, Amado Luiz. Metodologia Científica. 5. ed.São Paulo: Prentice Hall, 2002.

FESTINALLI, Rosane Calgaro; CANOPF, Liliane; BERTUOL, Ornella. Estágio Supervisionado em Administração: reflexões para sua contribuição para a formação profissional. Revista Faz Ciência. V.9, N.9, Jan/Jul. 2007, PP. 299-322.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social.5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

___________________. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

___________________. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

IF GOIANO, Instituto Federal Goiano- Campus Morrinhos. Histórico. Disponível em:

. Acessado em: Maio. 2016.

LUNA, Sérgio Vasconcelos de. Planejamento de pesquisa: uma introdução. 2. edição. São Paulo: EDUC, 1999.

REMEDIO, Priscila do; SCHARMACH, Andréia Luciana da Rosa. A importância percebida pelos acadêmicos do curso de Administração da UNC/MAFRA na realização do estágio curricular supervisionado obrigatório. ÁGORA: revista de divulgação científica. V. 16, n. 2 (A), número especial: I seminário Integrado de Pesquisa e Extensão Universitária, 2008.

ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

SANTOS, Rozeli Aparecida dos; SCHMIDT, Adir Otto. A importância do estágio para a formação profissional e o acesso ao mercado de trabalho. VII Seminário do Centro de Ciências Sociais Aplicadas Campus Cascavel. Cascavel/PR- 17 a 19 de Junho de 2008.

TEIXEIRA, Maurício de Cordeiro; TEIXEIRA, Heloíse Carine Bittencourt; VALENTE, Nelma T Zubek; ABIB, Diva Brecailo.A percepção dos jovens sobre o estágio e a resistência aos estágios não remunerados. 7ª ILERA Congresso Regional das Américas, 5ª Conferência Brasileira em relações ao trabalho e emprego nas Américas: Desafios e oportunidades . 22-25 Agosto de 2011 / São Paulo, Brasil.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução a pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv4n1-112

Refbacks

  • There are currently no refbacks.