Programa bolsa família em Mato Grosso: vunerabilidade, desigualdade e possibilidades/ Family bag program in Mato Grosso: vunerability, inequality and possibilities

Odorico Ferreira Cardoso Neto, Marcio Aparecido Del Barco Correa Junior

Abstract


O presente artigo discute o problema da desigualdade que está ligado a um processo profundo de invisibilidade. A hipótese analisada – as cidades que recebem maior quantidade de Bolsa Família teriam um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) maior, visto que o IDH leva em conta acesso à saúde, a distribuição de renda e acesso à educação. O objetivo geral da pesquisa é analisar a extrema pobreza não apenas como um fator estatístico, mas como ponto de partida e de chegada para se entender a realidade da invisibilidade no Brasil. O resultado da pesquisa aponta para a compreensão do fenômeno da extrema pobreza instaurado, refletindo também na vivência escolar de alunos e alunas e como as questões psicossociais oferecidas pela escola, por conta deste fenômeno, determinam o modo como os alunos acessam a escola e permanecem nela.


Keywords


Programa Bolsa Família. Vulnerabilidades, IDH. Desigualdade Social.

References


ATLAS do Desenvolvimento Humano no Brasil. Disponível em: http://atlasbrasil.org.br/2013/. Acesso em: 30 de jul. de 2019.

Barros, Ricardo Paes. Henriques, Ricardo. Mendonça, Rosane. Desigualdade e Pobreza no Brasil: retrato de uma estabilidade inaceitável. Rev. Bras. Ci. Soc. vol.15 n.42, São Paulo Feb. 2000.

CONFEDERAÇÃO Nacional dos Municípios (CNM). Disponível em: https://www.cnm.org.br/municipios/transferencias . Acesso em: 30 de jul. de 2019.

GRAMSCI, António. Escritos Políticos. vol. 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

IBGE. População. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/index.html?utm_source=portal&utm_medium=popclock&utm_campaign=novo_popclock. Acesso em: 30 de jul. de 2019.

MATO Grosso. IBGE-Cidades. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/mt.html . Acesso em: 30 de jul. de 2019.

MATO Grosso: Mapa de Mato Grosso. Disponível em: https://www.brasil-turismo.com/mapas/matogrosso.htm. Acesso em: 29 de jul. de 2019

SALDAÑA, Paulo. Vélez desmonta secretaria de diversidade e cria nova subpasta de alfabetização. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/01/velez-desmonta-secretaria-de-diversidade-e-cria-nova-subpasta-de-alfabetizacao.shtml. Acesso em: 30 de jul. de 2019.

SILVA, Maria Ozanira da Silva; YAZBEK, Maria Carmelita; DI GIOVANI, Geraldo. A Política Social Brasileira no Século XXI: a prevalência dos programas de transferência de renda. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

VIS DATA – Visualizador de dados sociais – Bolsa Família. Disponível em: https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/vis/data/data-table.php# . Acesso em: 30 de jul. de 2019.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-126

Refbacks

  • There are currently no refbacks.