Impacto da Lei Geral no acesso ao crédito pelas Pequenas Empresas no DF / Impact of the General Law on access to small businesses Companies in DF

Pedro Pessoa Mendes, Andréa Mathes Faustino, Umberto Euzébio

Abstract


As políticas públicas de desenvolvimento de micros e pequenas empresas cumprem um papel essencial nas economias em desenvolvimento. Por sua capacidade na geração de emprego e criação de novos produtos e serviços, foi criado no Brasil a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, em 2006. O objetivo desse artigo é compreender a performance das empregas desse segmento, no Distrito Federal, no período posterior a sua regulamentação no acesso ao crédito. Para sua realização, foram reunidos artigos científicos, documentos públicos e dados presentes na plataforma DataSEBRAE. Como resultados, foram apontados os principais indicadores que comprovam os resultados para estas empresas. A conclusão que o artigo traz é que as políticas públicas precisam ser aprimoradas para estimular as instituições financeiras a garantirem o acesso ao crédito a este público.


Keywords


políticas públicas, Lei Geral, micro e pequenas empresas, acesso ao crédito

References


BECK, Thorsten; DEMIRGUÇ-KUNT, Asli; LEVINE, Ross. SMEs, growth and poverty. NBER Working Paper Series, 11224. Cambridge: National Bureau of Economic Research, 2005. Disponível em: . Acesso em 20 de Junho de 2019.

BRASIL, Lei º 123, de 14 de Dezembro de 2006.Estatuto Geral da Micro e Pequena Empresa. Brasília, DF. Dezembro, 2006.

DISTRITO FEDERAL, Lei nº 4.611, de 09 de Agosto de 2011. Regulamenta no Distrito Federal o tratamento favorecido, diferenciado e simplificado para microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais. Brasilia, DF. Agosto, 2011.

HENREKSON, Magnus; STENKULA, Mikael, Empreendedorismo e Política Pública, IFN Working Paper No. 804. Disponível em https://ssrn.com/abstract=1458980. Acesso em 21 de Agosto de 2009.

KREIN, José Dari; BIAVASCHI, Magda. Condições e Relações de trabalho no segmento das micro e pequenas empresas. In: SANTOS, Anselmo Luís e KREIN, José Dari. Micro e pequenas empresas: mercado de trabalho e implicações para o desenvolvimento. Rio de Janeiro: IPEA, 2012.

MADI, Maria Alejandra Caporale; GONÇALVES, José Ricardo Barbosa. Produtividade, financiamento e trabalho: aspectos da dinâmica das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) no Brasil. In: SANTOS, Anselmo Luís e KREIN, José Dari. Micro e pequenas empresas: mercado de trabalho e implicações para o desenvolvimento. Rio de Janeiro: IPEA, 2012.

PORTAL DA LEI GERAL. Painel dos Estados: DF. Disponível em: . Acesso em 15 de Junho de 2019.

SARFATI, Gilberto. Estágios de desenvolvimento econômico e políticas públicas de empreendedorismo e de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) em perspectiva comparada: os casos do Brasil, do Canadá, do Chile, da Irlanda e da Itália. Rev. Adm. Pública, Rio de Janeiro , v. 47, n. 1, p. 25-48. Fevereiro, 2013. Disponível em . Acesso em 17 de Junho de 2019.

TONETTO, Arthur Posser, SCHORR, Janaína Soares Lei complementar nº 167/2019: uma análise do recente instituto da empresa simples de crédito Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n.5, p.29795-29811 Maio, 2020. Disponível em: . Acesso em 23 de Maio de 2020.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-121

Refbacks

  • There are currently no refbacks.