A educação em direitos humanos como elemento de uma sociedade inclusiva: uma reflexão acerca das diversidades / Education in human rights as an element of an inclusive society: a reflection about diversities

Lana Lisiêr de Lima Palmeira, Carla Priscilla Barbosa Santos Cordeiro

Abstract


O presente trabalho aborda a necessidade de um maior aprofundamento acerca da Educação norteada pelos pilares dos Direitos Humanos, em que se levem em consideração as diferenças sócio-culturais existentes no panorama atual, com uma visão mais alargada sobre o que se chama de interculturalidade, observando os fundamentos da ética e da alteridade, na busca da construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva e cidadã, em que se fortaleça o respeito à pessoa humana, independente da sua condição de raça, gênero, etnia, partindo do pressuposto de que a igualdade se faz, dentre outros prismas, no respeito à diversidade. Assim, é imprescindível que o tema seja amplamente discutido, para que se possa ter um novo pensar e, consequentemente, uma nova forma de concretizar ações, ações estas que merecem ser guiadas por uma vertente cidadã, capazes de ressignificar as conjunturas educacionais, políticas e sociais vigentes.


Keywords


Educação. Direitos Humanos. Diversidade. Inclusão. Cidadania.

References


BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

CANDAU, Vera Maria. Sociedade multicultural e educação: tensões e desafios.In: CANDAU, Vera Maria (Org.).Cultura(s) e educação: entre o crítico e o pós-crítico. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

CANDAU, Vera Maria. Educação em Direitos Humanos: principais desafios. Rio de Janeiro: 2005.

DUSSEL, Enrique. Filosofia da Libertação : crítica à ideologia da exclusão. São Paulo: Paulus, 1995.

FACHIN, Melina Girardi. Fundamentos dos direitos humanos: teoria e práxis na culturada tolerância. Rio de Janeiro: Renovar, 2009. p. 36.

HABERMAS, Jürgen. Técnica e ciência como ideologia. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1968.

HERKENHOFF, João Batista. Gênese dos Direitos Humanos. 2ªed. São Paulo: Editora Santuário, 2002.

JONAS, H. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para civilização tecnológica. Rio de Janeiro, Contraponto, Ed.PUC-Rio, 2006.

LÉVINAS, Emmanuel. O humanismo do outro homem. 3ª ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2009.

SANTOS, Boaventura de Souza. Direitos humanos, democracia e desenvolvimento. São Paulo: Cortez, 2016.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Se Deus fosse um ativista dos direitos Humanos. São Paulo: Cortez, 2013.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Por uma revolução democrática da justiça.3. ed. São Paulo: Cortez, 2011. SANTOS, Boaventura de Souza. A Construção Multicultural da Igualdade e da Diferença. Palestra Proferida no VII Congresso Brasileiro de Sociologia, realizado no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de 4 a 6 de setembro de 1995.

SANTOS Boaventura Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. In: Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática – 4. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

WOLKMER, Antônio Carlos. Direitos Humanos e Filosofia Jurídica na América Latina. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2004.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-115

Refbacks

  • There are currently no refbacks.