Vertentes da pedagogia Montessoriana / Strands of Montessorian pedagogy

Giovana Fonseca do Carmo Torres, Vitor Oliveira Alves da Silva, Lia Regina Conter

Abstract


A presente pesquisa bibliográfica busca apresentar uma das mais importantes vertentes da Pedagogia de Maria Montessori, pedagoga que revolucionou a forma de como a criança é compreendida e respeitada, a individualidade. Seu método tem como base a própria criança e sua autonomia. Este tema vem ganhando notoriedade devido ao crescimento de debates e interesse dos pais e professores para com tal pedagogia, uma vez que os resultados obtidos são satisfatórios e deixam as crianças mais empolgadas com o próprio desenvolvimento e o gosto pelo aprender. Porém, a falta de escolas que utilizem da metodologia Montessori dificulta a sua divulgação e deixa os pais e professores sem informação o bastante para aplicá-lo de maneira fiel à suas vertentes. Uma vez que os objetivos estudados por Montessori sejam compreendidos, o professor tem mais clareza ao visualizar em sua sala de aula os alunos como indivíduos capacitados, interessados e autônomos, começando assim a por em prática o que Maria Montessori sempre acreditou. No entanto, é necessário que o professor interessado na metodologia tenha passado por um curso aprovado pela OMB (Organização Montessori no Brasil) para que esteja capacitado a utiliza-la em seu espaço escolar. Porém, nada o impede de que ele coloque em prática nas escolas regulares os valores e ações de tal pedagogia, respeitando a criança e colocando sua autonomia e seu ensino como prioridades.


Keywords


Maria Montessori, Pedagogia, ensino, aprendizagem

References


CLEMENS, Simone. Montessori: para os que tem dificuldades até os mais inteligentes. 2016. Disponível em: . Acesso em: 15 jun. 2018.

FORMOSINHO, Júlia Oliveira; KISHIMOTO, Tizuko Morchida; PINAZZA, Mônica Apezzato (Orgs.). Pedagogias(s) da infância: dialogando com o passado: construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.

GOMEZ, Alejandra Soler (Org.). El rol de los padres. 2015. Disponível em: . Acesso em: 1 set. 2018.

GUERREIRO, Ana. Dream rooms: Preparar o regresso à escola com a ajuda de Materiais Montessori. 2018. Disponível em: . Acesso em: 1 set. 2018.

LILLARD, Paula Polk; AUGUSTO, Sonia. Método Montessori: Uma introdução para pais e professores. São Paulo: Manole, 2017. 176 p.

O QUE é o método Montessori? 2017. Disponível em: . Acesso em: 1 set. 2018.

SALOMÃO, Gabriel M.. As Crianças Obedecem Quem Elas Admiram. 2018. Disponível em: . Acesso em: 28 jun. 2018.

SALOMÃO, Gabriel M.. Compreendendo Montessori: O Material Montessoriano. 2013. Disponível em: . Acesso em: 15 jun. 2018.

SALOMÃO, Gabriel M.. Individualidade e Socialização na Sala Montessoriana. 2013. Disponível em: . Acesso em: 06 jun. 2018




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-107

Refbacks

  • There are currently no refbacks.