Balé da cidade de Santa Maria: uma análise cenográfica / Santa Maria city ballet: scenographic analysis one

Isadora Forner Stefanello

Abstract


Este artigo partiu da monografia para obtenção do título de Especialista em Arquitetura e Cenografia pelo Centro Universitário Ritter dos Reis de Porto Alegre.  Baseado na vivência e experiência da autora com a dança na cidade de Santa Maria, onde a mesma reside, buscou-se fazer uma abordagem analítica de três trabalhos do grupo de dança Balé da Cidade de Santa Maria e através dessa análise, saber se houve uma preocupação estética com o design cenográfico e como a mesma se estabelece. Para isso, através de pesquisa bibliográfica, com o objetivo de explorar a temática, foi apresentado um histórico da cenografia na dança e a sua evolução, bem como, foram abordados os conceitos de percepção; o espaço e o corpo; o espaço e a luz; o espaço e a cor e o espaço e o som. Também foi apresentado um breve histórico da Cia., considerando a importância do Balé da Cidade de Santa Maria no fomento da dança no Rio Grande do Sul. Os trabalhos coreográficos analisados foram “Seres” de Eduardo Severino (POA) de 2001, “Desenhos e Rascunhos para uma Dança” de Tatiana da Rosa (POA) de 2002 e “Do Poeta à Dança” dos Intérpretes-Criadores de 2007. Foram descritos e analisados o cenário, o figurino, os desenhos compositivos de coreografia (distribuição dos artistas no espaço), a luz e a paisagem sonora/trilha sonora, por serem elementos que contribuem para a linguagem espacial e estética cenográfica, contando com fotografias e documentos audiovisuais.


Keywords


Design Cenográfico, Cenografia, Dança, Santa Maria, Arquitetura.

References


CARVALHO, André S. Cenografia: uma história em construção. Arterevista. São Paulo: Faculdade Paulista de Artes, Vol.1, N. 1, pp 1-25.

DEL NERO, Cyro. Máquina para os Deuses. São Paulo: Senac, 2009.

MACHADO, José C. Três Paradigmas para a Cenografia: instrumentos para a cena contemporânea. Revista Cena. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, N. 5.

RATTO, Gianni. Antitratado de Cenografia: variações sobre o mesmo tema. São Paulo: Senac, 2001.

SILVA, Eliana R.. Encenação e Cenografia para Dança. Diálogos Possíveis. Salvador: Faculdade Social da Bahia, pp 21-32.

URSSI, Nelson J. A Linguagem Cenográfica. Dissertação de Mestrado em Artes Cênicas – Universidade de São Paulo. São Paulo, 2006.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-082

Refbacks

  • There are currently no refbacks.