Os programas emergenciais de formação inicial de professores no Brasil: condições de existência / Emergency initial training programs for teachers in Brazil: conditions of existence

Janaina Boniatti Bolson

Abstract


A compreensão de como as políticas públicas foram convergindo na construção de programas emergenciais de formação inicial de professores no Brasil é o objetivo dessa pesquisa.  Para isso, realizou-se a análise dos principais documentos legais sobre a temática para a percepção das condições de existência. Percebe-se que há um deslocamento da formação de professores em nível médio para o nível superior, o que configura a necessidade de investimento na formação de professores. Nessa perspectiva, há uma discussão da problemática a respeito da configuração dos cursos que formam esses profissionais.


Keywords


Políticas Públicas. Formação de professores. Programas governamentais.

References


BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: . Acesso em: 7 out. 2018.

______. Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. In: PALÁCIO do Planalto da Presidência da República. Apresenta conteúdo legislativo. Brasília, DF, 2001. Disponível em: . Acesso em: 07 out. 2018.

______. Lei nº 7.219, de 24 de junho de 2010. In: PALÁCIO do Planalto da Presidência da República. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências. Apresenta conteúdo legislativo. Brasília, DF, 2010. Disponível em: . Acesso em: 7 out. 2018.

GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. de S.; ANDRÉ, M. E. D. de A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar da Educação Básica: 2013 - resumo técnico / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. – Brasília: O Instituto, 2014.

SILVA JÚNIOR, C. A. Fortalecimento das políticas de valorização docente: proposição de novos formatos para cursos de licenciatura para o estado da Bahia; relatório. Brasília: CAPES, UNESCO, 2010. (Documento interno).

TEDESCO, J. C. Presentación. In: OLIVEIRA, D. A. et al. Políticas educativas y territórios: modelos de articulación entre niveles de gobierno. Buenos Aires: UNESCO- IIPE, 2010.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-073

Refbacks

  • There are currently no refbacks.