Alterações de projetos no processo de desenvolvimento de produto: estudo em uma empresa de médio porte fabricante de implementos agrícolas / Project alterations in a product development process: study of a midsize agricultural implements company

Luis Cesar Christovam, Ethel Cristina Chiari da Silva, José Luis Garcia Hermosilla

Abstract


Este trabalho tem como objetivo  caracterizar as alterações de projetos relacionados ao processo de desenvolvimento de produto (PDP) em uma empresa de médio porte fabricante de implementos agrícolas. As empresas deste setor estão se conscientizando de que o PDP se tornou crítico para se manter e aumentar a participação no mercado, que tem um expressivo interesse de multinacionais.  Com análise de documentos e revisão bibliográfica observou-se que as alterações de projeto são expressivas no PDP, dificultando a qualidade, custos e prazos de  lançamento dos produtos. Classificou-se em três tipos de alterações, geométrica, dimensional e de propriedades, utilizando um tratamento quantitativo e um estudo de caso, foi possível verificar qual o tipo de alteração que se apresenta com mais frequência  e suas implicações  no PDP desta empresa. Concluiu-se que a alteração geométrica tem mais frequência no processo de desenvolvimento de produto, seguida da alteração de propriedades, sendo que as alterações geométricas tem expressiva influencia em não conformidades nos processos de corte e dobra, isso gera alto custo de peças rejeitadas e perda de tempo na produção. A alteração dimensional é a menos frequente, porém tem o maior custo envolvido em não conformidades, pois as peças, subconjuntos e conjuntos estão em fase final de processo.


Keywords


Processo de desenvolvimento de produto, Alterações de projetos, Implementos agrícolas

References


AMARAL, D. C. Arquitetura para gerenciamento de conhecimento explícito sobre o processo de desenvolvimento de produto. 2002. 215 p. Tese de Doutorado em Engenharia Mecânica, Universidade de São Paulo, São Carlos/SP, 2002.

AMATO NETO, J. A.A indústria de máquinas agrícola no Brasil – Origens e evolução. Revista Administração de Empresa, v.25, p. 57-69, 1985.

BRASIL, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES. Máquinas e implementos agrícolas. 1995. Disponível

em: Acesso em: 28 abril 2016.

CLARK, K. B. Project Scope and Project Performance: the effect of parts strategy and supplier involvement on product development. Management Science, v. 35, n.10, 1247–1263, 1989.

CLARK, K. B.; FUJIMOTO, T. Product development performance: strategy, organization, and the management in the word auto industry. Boston: Harvard Business School Press, 1991. 409 p.

DAVENPORT, T. H.; NOHRIA, N. Case Management and the Integration of Labor.Magazine. Sloan Review, January 15, 1994.

FREITAS, C. Uma proposta de avaliação da reestruturação do processo de desenvolvimento de produtos baseado em métricas.2004. 123 p. Dissertação de Mestrado Profissionalizante em Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, 2004.

GONÇALVEZ, J. E. L. As empresas são grandes coleções de processos. RAE – Revista de administração de empresas, v.40, n.1, p.6-19, 2000.

MANO, A. P.; TOLEDO, J. C.A integração interfuncional na gestão de desenvolvimento do produto: um estudo de caso em uma empresa de máquina agrícola. In: V Congresso Brasileiro de Gestão do Desenvolvimento de Produtos, Curitiba/PR, 2005.

MANO, A. P.; TOLEDO, J.C. Gestão do processo de desenvolvimento de produto: Estudo de caso em empresas nacionais fabricantes de máquinas agrícolas. Engevista, v.13, n.2, p.134-144, 2011.

MARSON, M. D. A Industrialização brasileira antes de 1930: uma contribuição sobre a evolução da indústria de máquinas e equipamentos no estado de São Paulo, 1900-1920. Estudos Econômicos, v.45, n.4, p.753-785, 2015.

MENDES, G. H. S. O processo de desenvolvimento de produto em empresas de base tecnológica: caracterização da gestão e proposta de modelo de referencia. 2008. 294 p. Tese de Doutorado em Engenharia da Produção, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos/SP, 2008.

MIGUEL, P. A. C. Estudo de caso na engenharia de produção: estruturação e recomendações para sua condução. Produção, v. 17, n. 1, p. 216 -229, jan./abr. 2007.

MUNDIM, A. P. F.; ROZENFELD, H.; AMARAL, D. C.; SILVA, S. L. D.; GUERRERO, V.; HORTA, L. C. D. Aplicando o cenário de desenvolvimento de produtos em um caso prático de capacitação profissional. Gestão & Produção, v.9, n.1, p. 1–16, 2002.

ROMANO, L. N. Modelo de referência para o processo de desenvolvimento de máquinas agrícolas. 2003. 266 p. (Tese de Doutorado em Engenharia Mecânica), PPGEM/UFSC, Florianópolis/SC, 2003.

ROZENFELD, H.; FORCELLINI, F. A.; AMARAL, D. C.; TOLEDO, J. C.; SILVA, S. L.; ALLIPRANDINI, D. H.; SCALICE, R. K. Gestão de Desenvolvimento de Produto: Uma referência para Melhoria de Processo. São Paulo/SP, Saraiva, 2006. 577 p.

SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas.Definição de porte de estabelecimento segundo o número de empregados. Disponível em:

http://www.sebraeesp.com.br/arquivos_site/biblioteca/EstudosPesquisas/mpes_numeros/MPE_conceito_empregados.pdf> Acesso em 16 setembro 2016.

TOLEDO, J. C.; SIMÕES, J. M. S. Gestão do desenvolvimento de produto em empresas de pequeno e médio porte do setor de máquinas e implementos agrícolas do Estado de São Paulo. Gestão & Produção, v. 17, n.2, p.1-15, 2010.

VIAN, C. E. F.; ANDRADE JUNIOR, R. P. Evolução histórica da indústria de máquinas agrícolas no mundo: origens e tendências. In: 48a Congresso de Tecnologia desenvolvimento e integração social, Campo Grande/MS, 2010.

VIAN, C. E. F.; ANDRADE JUNIOR, A. M.; BARICELO, L. G.; SILVA, R. P .Origem, evolução e tendências das indústrias de máquinas agrícolas. Revista de Economia e Sociologia Rural, v.51, p. 719-744, 2013.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-042

Refbacks

  • There are currently no refbacks.