Usando gamificação no ensino de programação introdutória / Using gamification in teaching introductory programming

Reudismam Rolim de Sousa, Felipe Torres Leite

Abstract


Aprender a programar pode se tornar uma dificuldade para alguns estudantes, principalmente entre os iniciantes. Estas dificuldades podem levar ao aumento das taxas de insucessos em disciplinas voltadas à programação, inclusive a programação introdutória. Várias abordagens podem ser utilizadas para minimizar os problemas relacionados à dificuldade com o aprendizado de programação, dentre eles o uso de elementos de jogos, tais como a gamificação. Este trabalho investiga o ensino de programação por meio de juízes online. Como resultado, identificou-se que os estudantes que utilizaram a gamificação, geralmente, tiveram melhores desempenhos e que esta abordagem ajudou a minimizar problemas como o entendimento da lógica de programação.


Keywords


Algoritmos, Educação, Computação, Jogos Sérios, Gamificação.

References


[Bez e Tonin 2014] Bez, J. L. e Tonin, N. A. URI online judge e a internacionalização da universidade. (2014). Vivências: Revista Eletrônica de Extensão da URI. 10 (18): 237–249. 2014.

[Debabi and Bensebaa 2016] Debabi, W. and Bensebaa, T. Using serious game to enhance algorithmic learning and teaching. Journal of E-Learning and Knowledge Society, 12 (2): 127–140. 2016.

[Hawi 2010] Hawi, N. Causal attributions of success and failure made by undergra¬duate students in an introductory-level computer programming course. Computers & Education. 54 (4): 1127-1136. 2010.

[Looi et al. 2014] Looi, H. C., Seyal, A. H., and Darussalam, B. (2014). Problem-based learning: An analysis of its application to the teaching of programming.

[Mora et al. 2017] Mora, A., Riera, D., Gonzalez-Gonzalez, C. S., and Arnedo-Moreno, J. Gamification: a systematic review of design frameworks. Journal of Computing in Higher Education, 29: 516–548. 2017.

[Moreira et al. 2018] Moreira, G. L., Holanda, W., da S. Coutinho, J. C., and Chagas, F. S. Desafios na aprendizagem de programação introdutória em cursos de ti da UFERSA, campus Pau dos Ferros: um estudo exploratório. In Proceedings of the III Encontro de Computação do Oeste Potiguar, ECOP ’18, pages 90-96. ECOP. 2018.

[Polito et al. 2019] Polito, G., Temperini, M., and Sterbini, A. 2tsw: Automated assessment of computer programming assignments, in a gamified web based system.In2019 18th International Conference on Information Technology Based Higher Education and Training (ITHET), pages 1–9. 2019.

[Queiroz et al. 2018] Queiroz, J. V., Rodrigues, L. M., and Coutinho, J. Um relato dos fatores motivacionais na aprendizagem de programação na perspectiva de alunos iniciantes em programação da universidade federal rural do Semi-Árido campus Pau dos Ferros/RN. In Proceedings of the III Encontro de Computação do Oeste Potiguar. ECOP ’18, pages 90-96. ECOP. 2018.

[Rolim 2020]. Reudismam Rolim. Motivando os Discentes e Solucionando seus Desafios de Aprendizagem, um Estudo do Projeto de Ensino Pré-Algoritmos. V Encontro de Computação do Oeste Potiguar. ECOP’20. 2020.

[Roy et al. 2013] ROY, A. K; Y. Soni and S. Dubey, "Enhancing effectiveness of motor rehabilitation using kinect motion sensing technology," IEEE Global Humanitarian Technology Conference: South Asia Satellite (GHTC-SAS), Trivandrum, pp. 298-304. 2013.

[Santos et al. 2019] Santos, A. L., Souza, M. R. A., Dayrell, M., and Figueiredo, E. A systematic mapping study on game elements and serious games for learning programming. 2019.

[Santos et al. 2018] Santos, P. S. C., Araujo, L. G. J” and Bittencourt, R. A. A map¬ping study of computational thinking and programming in brazilian k-12 education. In 2018 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1-8. 2018.

[Sousa et al. 2020] Sousa, R. R., Leite, F. T., Guimarães, A. O., and Oliveira, A. R. Pré-algoritmos - Ações de Apoio à Melhoria do Ensino de Graduação. Brazilian Journal of Development, 6 (3): 12625–12635. 2020.

[Spoj 2020] Spoj, O. J. Sphere Online Judge. Disponível em https://www.spoj.com/. Acessado em 15 de abril de 2020.

[Uva 2020] Uva, O. J. A new platform for the Online Judge. Disponível em https://onlinejudge.org/. Acessado em 15 de abril de 2020.

[VisualG 2020] VisualG. Disponível em http://visualg3.com.br/. Acessado em 27 de fevereiro de 2020.

[Yohannis et al. 2014] Yohannis, A. R., Denny Prabowo, Y., and Waworuntu, A. Defining gamification: From lexical meaning and process viewpoint towards a gameful reality. In 2014 International Conference on Information Technology Systems and Innovation (ICITSI), pages 284–289. 2014.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-043

Refbacks

  • There are currently no refbacks.