A trajetória da comissão de monitoramento e sistematização do fórum estadual de educação do Pará (2016 – 2017) / The path of the monitoring and systematization committee of the Pará state education forum (2016 - 2017)

Maria Gorete Rodrigues de Brito, Danielly Cristinne Barbosa Campos, Alberto Damasceno

Abstract


O presente texto tem como objeto a trajetória da Comissão de Monitoramento e Sistematização do Fórum Estadual de Educação do Pará entre os anos de 2016 a 2017. Para tanto, empreendemos uma pesquisa documental a partir de relatórios, instrumentos de avaliação, atas de reunião, plano de trabalho, entre outros, produzidos pela comissão. Nosso objetivo é compreender a perspectiva de monitoramento e avaliação assumida pelo referido Fórum, que tem como incumbência institucional acompanhar a efetivação das metas e estratégias do Plano Estadual de Educação do Pará mediante a participação dos representantes dos diferentes segmentos sociais e educacionais envolvidos na direta ou indiretamente na gestão das políticas educacionais tendo em vista a importância e a necessidade do controle social na gestão da coisa pública.

Keywords


Educação Básica; Comissão de Monitoramento; Plano Estadual de Educação.

References


DAMASCENO, Alberto; SANTOS, Émina. Esperança Tardia: Trajetória das Políticas Educacionais e do Planejamento da Educação. Belém: Estudos Amazônicos, 2017.

DOURADO, Luiz Fernandes. Plano Nacional de Educação: o epicentro das políticas de estado para a educação brasileira. Goiânia: Editora da Imprensa Universitária/ANPAE, 2017.

JANNUZZI, P. de M. Monitoramento analítico como ferramenta para aprimoramento da gestão de programas sociais. Revista da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação, n. 1, jan./jun., 2011, p. 36-65.

PARÁ, Plano de Trabalho da Comissão de Monitoramento e Sistematização do Fórum Estadual de Educação, 2016.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-040

Refbacks

  • There are currently no refbacks.