A habilidade linguística oral do professor de Inglês e sua relação com a prática pedagógica: percepções de docentes / The english teacher oral language skill and its relationship with pedagogical practice: perceptions of teachers

Authors

  • Zaira Dantas de Miranda Cavalcanti
  • Relma Lúcia Passos de Castro Mudo
  • Isabela Camila Barreto de Oliveira
  • Marlécia Maria da Silva
  • Annye Louiza dos Santos Evangelista

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-012

Keywords:

Ensino de Língua Inglesa, Competência linguística, Formação continuada.

Abstract

Este artigo relata os resultados obtidos em estudo acerca da concepção de professores de Língua Inglesa sobre a importância do letramento deste idioma, bem como a relevância da competência linguística de docentes no exercício dessa função, tendo o aporte teórico de Almeida (2015) Bakhtin (2006), Leffa (2011), dentre outros.  Tivemos por objetivo investigar o conhecimento linguístico de professores de inglês e seus reflexos na prática pedagógica frente a demanda atual da aquisição dessa língua. O estudo é de caráter qualitativo e tem como sujeitos dez professores de inglês da rede pública de ensino da cidade de Petrolina- PE, os quais responderam à um questionário semiestruturado que abordava a percepção do professor acerca da relevância do estudo de inglês e relação do saber linguístico dos docentes com a aprendizagem dos alunos. Os dados revelam que a maioria dos professores considera a importância de sua atuação no processo ensino aprendizagem, embora declarem não possuir a competência linguística necessária e afirmam não haver oportunidades de ambientes de formação continuada. Os resultados apontam para a necessidade de investimentos em políticas públicas que favoreçam o letramento dos professores de Língua Inglesa, visto que a falta de conhecimento da língua constitui um obstáculo e reflete negativamente no desempenho pedagógico do professor.

References

ALMEIDA FILHO. Dimensões Comunicativas no Ensino de Línguas. 8 ed. Campinas: Pontes, 2015.

BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. Lei n° 9394/96. Brasília, 1996.

______________. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília, 1998.

LEFFA, Vilson J. Criação de bodes, carnavalização e cumplicidade: considerações sobre o fracasso da LE na escola pública. In: LIMA, Cândido D. Inglês em escolas públicas não funciona? Uma questão, múltiplos olhares. Campinas: Pontes, 2011.

MARTELOTTA, Mário Eduardo. Manual de Linguística. São Paulo: Contexto, 2010.

PAIVA, Vera Lúcia M. de O.(Org.). Ensino de Língua Inglesa: reflexões e experiências. 4. ed. Campinas: Pontes, 2010.

_____________. A LDB e a Legislação vigente sobre o Ensino e a Formação de professor de Língua Inglesa. In: STEVENS, Cristina M. T. (Org.). Caminhos e Colheita: Ensino e Pesquisa na área de inglês no Brasil. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2003.

WALESKO, Angela; PROCAILO, Leonilda. Espaços para a formação continuada de professores de língua inglesa. In: JORDÃO, Clarissa M.; MARTINEZ, Juliana Z.; HALU, Regina Célia. (org.). Formação “Desformatada” Práticas com professores de Língua Inglesa. Campinas: Pontes, 2011.

Published

2020-06-01

How to Cite

Cavalcanti, Z. D. de M., Mudo, R. L. P. de C., Oliveira, I. C. B. de, Silva, M. M. da, & Evangelista, A. L. dos S. (2020). A habilidade linguística oral do professor de Inglês e sua relação com a prática pedagógica: percepções de docentes / The english teacher oral language skill and its relationship with pedagogical practice: perceptions of teachers. Brazilian Journal of Development, 6(6), 32988–32996. https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-012

Issue

Section

Original Papers