Percepções acerca dos resultados de uma ação de extensão: análise de um clube de conversação em língua Inglesa / Perceptions about the results of an extension action: analysis of a conversation club in English

Zaira Dantas de Miranda Cavalcanti, Edna Maria Alencar de Sá, Joyce Martins de Sá Santos

Abstract


Este artigo apresenta o resultado de um projeto de extensão intitulado “Clube de Conversação em Língua Inglesa”, realizado na Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina, com o objetivo de promover o aperfeiçoamento da habilidade oral na referida língua, num ambiente de intensiva prática da fala em inglês, durante encontros semanais, ampliando simultaneamente a sensibilidade auditiva para essa língua estrangeira.  Conta com a participação de alunos da UPE e de outras instituições de ensino, os quais têm a oportunidade de desenvolver práticas da língua em situações reais, contemplando os diferentes estilos de aprendizagem e necessidades dos alunos. Partindo desse ponto de vista, este estudo de campo, de natureza qualitativa, teve por objetivo analisar a eficácia desta ação e o aporte teórico de autores como Jordão (2011), Lima (2011), Leffa (2011), Almeida Filho (2015), dentre outros. Vale ressaltar que esse projeto conta com a participação de dois alunos monitores do curso de Licenciatura em Letras/Inglês, oferecendo-lhes a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos, assim como prepará-los para a docência. Os resultados apontam para o sucesso do clube, visto que os sujeitos participantes, oriundos de diferentes instituições de ensino, comprovaram, por meio de rodas de conversa, um progresso no desenvolvimento da habilidade oral a partir das atividades desenvolvidas no referido clube.

Keywords


Ensino-Aprendizagem, Língua Inglesa, Extensão, Oralidade.

References


ALMEIDA FILHO, José Carlos P. de. Dimensões Comunicativas no Ensino de Línguas. 8 ed. Campinas: Pontes, 2015.

CAVALCANTI, Z.D.M. et al. A competência linguística e seus reflexos na prática pedagógica dos professores de língua inglesa de dez escolas públicas de Petrolina – PE. IV CLISERTÂO - Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no Sertão: caderno de resumos, artigos e programação. NASCIMENTO, G. de; LUCENA, J. M. F. de; LACERDA, I. A. S. B. [orgs.]. – Petrolina, PE: Gráfica Franciscana, p.565, 2019. ISBN: 978-85-5837-014-1. Modo de acesso:e-bookonline:http://www.upe.br/petrolina/wp-content/uploads/2019/03/ANAIS-4º-CLISERTÃO.

LEFFA, V.J. Criação de bodes, carnavalização e cumplicidade: considerações sobre o fracasso da LE na escola pública. In: LIMA, D.C de. Inglês em escolas públicas não funciona? Campinas, SP: Pontes, 2011.

____________. O Ensino de Línguas Estrangeiras no Contexto Nacional. Contexturas, n.4. São Paulo: Apliesp, 2001. p.13-24.

MAZZA, Fernanda T. A Formação e a Identidade do Professor de Língua Inglesa. v.l6, ano 35, n. 2, 2011. p. 185-198. Disponível em: . Acesso em 30 jun. 2017.

PAIVA, Vera Lúcia M. de O.(Org.). Ensino de Língua Inglesa: reflexões e experiências. 4. ed. Campinas: Pontes, 2010.

PEREIRA, Julio. E. D. Formação de professores: Pesquisas, representações e poder. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

VOLPI, Marina T. A formação de professores de língua estrangeira frente aos novos enfoques de sua função docente. In: LEFFA, Vilson J. O Professor de Línguas: construindo a profissão. Pelotas: EDUCAT, 2001.

WALESKO, A; PROCAILO, L. Espaços para a formação continuada de professores de língua inglesa. In: Formação “Desformatada” Práticas com professores de Língua Inglesa. Campinas: Pontes, 2011.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-011

Refbacks

  • There are currently no refbacks.